[weglot_switcher]

Pôr o dinheiro a render e contribuir para uma causa maior com investimento de impacto

Investir em ativos que lhe dão rentabilidade e que causam um impacto positivo no planeta já atraiu alguns dos maiores investidores do mundo. O investimento de impacto junta rentabilidade financeira à promoção do bem-estar social, financeiro e preocupa-se com o cumprimento das políticas de governance das empresas.
23 Janeiro 2019, 16h00

De acordo com os dados do BiG, o investimento de impacto já ganhou captou a atenção de conceituadas instituições financeiras, como os bancos Goldman Sachs, JP Morgan e Crédit Suisse ou o fundo de investimento, BlackRock. No total, estas entidades já deteram “mais 77 mil milhões de dólares em ativos sob gestão em investimento de impacto”, segundo o BiG.Sempre que o multimilionário norte-americano Warren Buffett fala, o mundo da alta finança pára, escuta e olha. Além de ser conhecido pela estratégia de investimento que preconiza, conhecida por investimento em valor – canalizando o seu capital apenas em apresas cujo modelo de negócio é sustentável ao longo do tempo e que oferece rentabilidade no longo-prazo – Buffett também é conhecido pelos comentários que faz sobre o investimento: “as ações (leia-se, capital) não têm emoções”.

Embora adotar uma postura fria e não ceder a alarmismos seja um traço positivo de qualquer investidor, existe um tipo de investimento que, apesar de não se prestar a quaisquer sentimentos, cria um impacto que extravaza engordar a sua carteira. É o caso do investimento de impacto.

Segundo a Global Impact Investing Network (GIIN), uma organização não-governamental, o investimento de impacto consiste em realizar “investimentos feitos em empresas, organizações e fundos com a intenção de gerar impacto social e ambiental mensurável juntamente com retorno financeiro”, de acordo com a tradução do BiG – Banco de Investimento Global.

A filosofia por detrás do investimento de impacto é gerar ganhos financeiros e sociais. Ganhos financeiros para o investidor e ganhos sociais porque “o investimento de impacto tem como objetivo alcançar objetivos sociais e/ou ambientais específicos”, explica o BiG.

O investimento de impacto enquadra-se dentro da estratégia de investimento socialmente responsável que se caracterizam por investimentos que zelem pelo meio-ambiente, pelo progresso social e pela governance das empresas, isto é, que as empresas atuem dentros limites legais e prossigam valores éticos.

Mas investimento impacto dá um passo à frente em relação às estratégias de investimento socialmente responsáveis porque o investimento de impacto procura, efetivamente, “causar um impacto positivo com o investimento”, segundo o BiG.

Assim, além do retorno finaceiro, o BiG esclarece que o investimento de impacto apresenta três características. A primeira, prende-se com a ‘intenção’, isto é, “gerar um impacto positivo mensurável ambiental e ou social”; a segunda, tem que ver com a ‘adição de benefícios’, ou seja, “almeja gerar impacto além do simples investimento financeiro”; e, a terceira, consista na ‘mensuralidade’ porque se trata de um investimento “que é capaz de contabilizar de uma forma transparente o desempenho financeiro, social e ambiental dos investimentos”.

Desenganem-se os que pensam que o investimento de impacto não atraí os maiores investidores do mundo, como a banca de investimento ou os grandes fundos. De acordo com os dados do BiG, o investimento de impacto já ganhou captou a atenção de conceituadas instituições financeiras, como os bancos Goldman Sachs, JP Morgan e Crédit Suisse ou o fundo de investimento, BlackRock. No total, estas entidades já deteram “mais 77 mil milhões de dólares em ativos sob gestão em investimento de impacto”, segundo o BiG.

inve”Além disso, em 2017, segundo a estimativa da GIIN, 228 mil milhões de dólares terão sido canalizados para investimentos de impacto, o que representa o dobro do valor alcançado no ano anterior. Não obstante os números apresentados, ainda há muito para conhecer sobre o investimento de impacto”, diz o banco.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.