[weglot_switcher]

Economia verde pode criar mais 10% de empregos

O turismo sustentável está em debate nos Açores com alguns dos maiores especialistas mundiais, entre os quais Luigi Cabrini, presidente do Global Sustainable Tourism Council.
6 Dezembro 2017, 07h40

A conferência “Açores 2017 no rumo do Turismo Sustentável”, que teve na sessão de abertura o presidente do governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro,  contou com a presença de especialistas internacionais no tema: Luigi Cabrini, presidente do Global Sustainable Tourism Council, e David Simmons, professor de Turismo na Universidade de Lincoln e presidente do Eartcheck Global Research Institute (Australia).

Num auditório repleto em Ponta Delgada, Luigi Cabrini explicou que o turismo sustentável tem “em conta o futuro económico da sociedade e do ambiente”. “A economia verde pode criar mais 10% mais empregos”, destacou. No âmbito de um quadro até 2050, este especialista explicou ainda que é preciso definir a estratégia para o turismo sustentável. “É fundamental envolver toda a comunidade, acionistas e empresas”, acrescentou.  A monitorização económica, a educação, o apoio da comunidade e o comportamento do visitante são fatores a ter em conta para ser bem sucedido.

No entanto, o presidente do Global Sustainable Tourism Council, realçou alguns aspetos negativos do turismo, como a poluição, a perda de identidade local e atitude negativa da comunidade local. Já David Simmons, professor de Turismo,  explicou as vantagens deste setor para a economia da Nova Zelândia, que já representa 4,3% do PIB.  “A estratégia é mais importante do que o marketing porque tem em conta o objetivo que se deseja atingir”, afirmou.

Simmons acredita que o turismo, para ser sustentável a longo prazo, precisa de escolher setores estratégicos, estudar o portefólio de mercados e trabalhar lado a lado com o governo e a Indústria.

Também a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, apelidou os Açores como a “Nova Zelândia da Europa”. “O turismo é bem visto pelas populações como fator de mudança. É preciso garantir que temos atratividade ao longo de todo ano, recursos humanos valorizadas pelo que fazem, e mobilizar as empresas e a sociedade civil para este projeto de sustentabilidade”, explicou a governante na conferência que vai continuar a decorre nos Açores durante o dia de hoje.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.