[weglot_switcher]

Na diversificação é que está o ganho

Alocar o seu capital investido num só ativo pode ser altamente arriscado porque se perder, pode perder tudo. Por isso, na hora de decidir investir, siga uma estratégia de diversificação para mitigar o risco associado ao investimento.
11 Dezembro 2018, 13h00

Se houvesse uma fórmula mágica para investir em aplicações financeiras, estaríamos todos ricos. Infelizmente não há, mas isso não significa que não existam estratégias que mitiguem o risco associado aos investimentos. Uma delas consiste em diversificar a decisão sobre a alocação de ativos – repare que a expressão “alocação de ativos” já pressupõe uma estratégia de investimento assente na diversificação.

Mas em que consiste concretamente a estratégia de diversificação? Muito simplesmente, ao diversificar o seu investimento, está a investir em vários tipos de ativos, ou em ativos similares que operam em setores de atividade distintos.

Por exemplo, um portefólio de ativos em ações tecnológicas, em obrigações do Tesouro, em commodities e em imobiliário segue uma estratégia de diversificação. O contrário seria alocar todo o seu capital investido num só ativo.

A diversificação é, por isso,  uma estratégia de investimento que permite permite mitigar o risco do investimento, mas também de ajuda a fazer face à volatilidade, como explica o BiG – Banco de Investimento Global.

O risco pode ser definido como a probabilidade de perder (todo) o capital que investiu. Quanto maior a probabilidade de perder dinheiro associada ao investimento, regra geral, maior será o retorno financeiro.

Por isso, como refere o BiG, “investir sensatamente é procurar utilizar uma estratégia de planeamento financeiro que atenue a incerteza e o risco nos seus investimentos”, ou seja, para tal, será necessário diversificar.

Por sua vez, a volatilidade consiste na oscilação do valor dos ativos no mercado. Quanto maior a volatilidade, maior será a possibilidade de ocorrer aquela oscilação.

Para se precaver deste fenómeno, “a alocação de ativos tem um papel crucial no sucesso da estratégia de investimento, pois ajudar a [reduzí-la] no portefólio, quando nem todos os investimentos sobem ou descem, ao mesmo tempo”, aconselha o BiG.

A nortear a estratégia de diversificação devem estar três aspectos essenciais, todos eles igualmente importantes. Assim, tente apurar o seu perfil enquanto investidor. Ou seja, procure perceber qual a sua aversão ao risco. Depois, recolha a informação necessária sobre os ativos nos quais equaciona investir. Quanto mais informado estiver, menores são as hipóteses de ficar surpreendido. E, paralelamente, defina com clareza os seus objetivos financeiros, isto é, qual o retorno financeiro que pretende obter com os seus investimentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.