[weglot_switcher]

EDP: Capital Group corta participação de quase 10% para 2,96%

De acordo com o site da EDP, a 30 de junho o Capital Group era o segundo maior acionista da elétrica portuguesa, com uma participação de 9,97%.
  • Cristina Bernardo
1 Outubro 2018, 07h41

A EDP Energias de Portugal anunciou esta segunda-feira que o norte-americano Capital Group cortou a participação na elétrica portuguesa para 2,958%. Segundo o site da EDP, a 30 de junho o Capital Group detinha uma participação de 9,97% na EDP e era o segundo maior acionista após a China Three Gorges, que tem 23,27%.

Em comunicado divulgado no site da CMVM, a empresa liderada por António Mexia informou que  a participação qualificada do Capital Group é agora composta por 108.168.604 acções e 10 American Depositary Receipts (“ADR”),
representativos de 100 acções (10 acções por ADR)”.

“Esta posição é representativa de 2,958% do capital social da EDP e 2,958% dos respectivos direitos de voto. O Capital Group reduziu a sua participação no capital social e direitos de voto da EDP abaixo do limite legal para efeitos de deveres de comunicação de participações qualificadas no dia 27 de Setembro de 2018”, adiantou.

Na quinta-feira passada, a empresa reviu em baixa para entre 500 e 600 milhões de euros a expectativa de resultado líquido do grupo em 2018, face aos 800 milhões de euros antes estimados, na sequência do que alega serem “medidas adversas” tomadas pelo Estado português.

Em comunicado ao mercado, a EDP na quinta-feira explicou que recebeu uma notificação que determina o pagamento de 285 milhões de euros por alegada sobrecompensação pela disponibilidade das centrais, altera a expectativa de resultado líquido consolidado em 2018, mas mantém a política de dividendos aos acionistas.

No mesmo documento, a EDP adiantou que os acionistas de referência , que estão representados no conselho geral e de supervisão da elétrica, vão avançar com um processo num tribunal arbitral internacional, devido às alterações nas regras dos CMEC (custos de manutenção do equilíbrio contratual).

[Atualizada às 7h43]

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.