[weglot_switcher]

EDP. Conselho de administração pode aumentar capital até 400 milhões

A administração da elétrica vai poder decidir sem consultar a assembleia-geral de acionistas, mas o Conselho Geral e de Supervisão tem de aprovar o aumento de capital por maioria de dois terços.
14 Abril 2021, 19h11

O conselho de administração executivo (CAE) da EDP vai continuar a ter o poder de aumentar o capital social da empresa até um máximo de 400 milhões de euros nos próximos cinco anos.

Esta proposta foi aprovada por 98,07% dos acionistas presentes na assembleia-geral que teve lugar esta quarta-feira, onde participaram 74,41% dos acionistas da elétrica, apurou o JE.

O conselho de administração fica assim com poder para “aumentar o capital social, por uma ou mais vezes, num montante correspondente ao máximo de 10% do atual capital social mediante a emissão de ações a subscrever por novas entradas em dinheiro, por uma ou mais vezes, por um período de cinco anos, a contar da data da presente assembleia-geral, em termos e condições a definir, com sujeição a aprovação prévia do Conselho Geral e de Supervisão por maioria de dois terços, permitindo, nomeadamente, deliberar, a emissão de ações ordinárias ou de valores mobiliários convertíveis ou permutáveis por ações representativas do capital da EDP”.

Esta medida é justificada por constituir um “instrumento relevante para a gestão da capacidade financeira da sociedade, em especial considerando o contexto dos mercados financeiros nacional e internacional”.

Este poder foi conferido inicialmente ao CAE pelos acionistas da empresa na AG realizada 16 de abril de 2020, com o CAE a usar este poder para realizar o aumento de capital que teve lugar em agosto do ano passado.

A EDP conta atualmente com um capital social de 3.965 milhões de euros. Em agosto de 2020, teve lugar o aumento do capital social da companhia com mais de 309 milhões de novas ações emitidas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.