[weglot_switcher]

EDP diz que oferta chinesa “não reflete adequadamente” valor da empresa

“O preço oferecido não reflecte adequadamente o valor da EDP e que o prémio implícito na oferta é baixo considerando a prática seguida no mercado europeu das ‘utilities’ nas situações onde existiu aquisição de controlo pelo oferente”, refere a administração liderada por António Mexia.
  • Cristina Bernardo
15 Maio 2018, 00h36

A EDP informou hoje o mercado de que considera insuficiente o valor oferecido na OPA da China Three Gorges (CTG). Ressalvando que irá pronunciar-se sobre a OPA chinesa nos prazos devidos, após a aprovação do registo e do prospeto da Oferta pelo supervisor, a administração liderada por António Mexia considera que o valor oferecido pelos chineses – 3,26 euros por ação – fica abaixo do real valor da EDP.

“O Conselho de Administração Executivo considera que o preço oferecido não reflecte adequadamente o valor da EDP e que o prémio implícito na oferta é baixo considerando a prática seguida no mercado Europeu das utilities nas situações onde existiu aquisição de controlo pelo oferente”, refere a EDP numa nota divulgada no site da CMVM.

“O Conselho de Administração Executivo da EDP deu início aos procedimentos internos relevantes, no cumprimento das obrigações às quais se encontra adstrito, e irá pronunciar-se em devido tempo sobre os demais termos da oferta que serão dados a conhecer ao Conselho de Administração Executivo da EDP através do envio pelo oferente do projecto de prospecto que incluirá, designadamente, o detalhe relevante do Projecto Industrial”, adiantou.

Na sexta-feira, a China Three Gorges, empresa estatal chinesa que detém 23% da EDP, fez um anúncio preliminar de uma OPA sobre a empresa portuguesa, a 3,26 euros por ação. Na sessão de bolsa desta segunda-feira, na Euronext Lisbon, a EDP liderou os ganhos com uma subida de 9,32% para 3,400 euros, com a energética a valorizar 1,1 mil milhões de euros em apenas um dia.

O anúncio fez também escalar as ações do restante setor. A EDP Renováveis fechou a valorizar 2,68% para 8,055 euros, a Galp Energia subiu 0,38% para 17,180 euros e a REN ganhou 1,06% para 2,630 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.