[weglot_switcher]

EDP junta-se a empresas europeias para impulsionar financiamento sustentável

Dezasseis das maiores empresas europeias pretendem impulsionar o desenvolvimento do financiamento sustentável. ”O fórum é uma oportunidade para colocar as empresas na vanguarda da transição para uma economia de baixo carbono e sustentável”.
15 Janeiro 2019, 17h45

A EDP e quinze empresas europeias juntaram-se para criar o Fórum Corporativo sobre Financiamento Sustentável (Corporate Forum on Sustainable Finance, em inglês), informa o comunicado divulgado esta terça-feira.

Este fórum é criado um ano depois do Paris Green Bond Pledge e tem como objetivo fortalecer uma rede permanente de troca de pontos de vista e ideias entre as empresas, desenvolver finanças sustentáveis para ajudar a combater as alterações climáticas e fomentar uma sociedade mais sustentável e socialmente responsável.

À EDP junta-se a EDF, ENEL, ENGIE, Ferrovie Dello Stato Itália, Iberdrola, Icade, Ørsted, RATP, SNCF Réseau, Société du Grand Paris, SSE, Tennet, Terna, Tideway, Vasakronan. Todas estas empresas estão envolvidas em vários setores, incluindo utilities, infraestruturas e operações de transporte baseadas em tecnologias limpas, infraestruturas e serviços ambientais bem como imobiliário

Segundo o comunicado, estas entidades ”desejam aumentar o contributo para o desenvolvimento de um conjunto mais amplo de instrumentos financeiros com base no financiamento sustentável, como obrigações e empréstimos verdes e sustentáveis, linhas de crédito e outras ferramentas de financiamento, reconhecendo a sustentabilidade do modelo de negócios dos seus emissores”.

Representando mais de dois terços dos volumes de emissões verdes e sustentáveis de empresas europeias, o Fórum considera os instrumentos financeiros sustentáveis como ”ferramentas eficientes de mercado que alocam os recursos económicos onde são mais necessários, particularmente para investimentos de baixo carbono e sustentáveis, os quais são centrais para as estratégias corporativas dos seus membros”, escreve a nota.

Como tal, o fórum é uma oportunidade para colocar as empresas na vanguarda da transição para uma economia de baixo carbono e sustentável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.