[weglot_switcher]

EDP lidera ronda de financiamento de 10,5 milhões de euros na britânica GridBeyond

A empresa nasceu em 2007 e foi finalista da última edição do programa de aceleração Free Electrons. EDP Comercial investiu no total 6 milhões de euros.
  • Cristina Bernardo
23 Janeiro 2020, 12h17

A EDP Comercial liderou uma ronda de financiamento de 10,5 milhões de euros na empresa britânica GridBeyond, que desenvolve soluções tecnológicas com base em machine learning para otimizar o consumo energético. O grupo português anunciou esta quinta-feira que alocou 6 milhões de euros à ‘ex-startup’ cujo percurso tem acompanhado, tendo em conta que foi uma das finalistas da última edição do programa Free Electrons.

A GridBeyond que opera no Reino Unido e na Irlanda e, segundo a EDP, tem “um serviço inovador que promove a estabilidade da rede elétrica por via da otimização do consumo e da eficiência energética dos clientes”. Trata-se de sistemas através da gestão da flexibilidade nas cargas dos clientes – um mercado que deverá atingir uma capacidade global acumulada acima de 1.000 gigawatts (GW) em 2040 – “o equivalente a 46 vezes a atual capacidade instalada em Portugal”.

A GridBeyond irá auxiliar a EDP no processo de transição energética, na aquisição de experiência na gestão de flexibilidade de ativos distribuídos, no reforço da expansão internacional e no desenvolvimento de novos produtos e soluções energéticas, de acordo com Vera Pinto Pereira, presidente da EDP Comercial. Para a gestora portuguesa, a eletrificação “leva à adoção de novas tecnologias que, num adequado enquadramento regulatório, permitem dinamizar serviços, como a participação da procura em serviços de flexibilidade, que serão fundamentais para o equilíbrio do sistema elétrico num futuro próximo”.

A ronda contou ainda com a participação de um consórcio de investidores externos, entre os quais a utility irlandesa ESB e os fundos de capital de risco Total Carbon Neutral Ventures e ACT. Com este investimento, António Coutinho, administrador da EDP Comercial, passou a fazer parte do conselho de administração da GridBeyond e Luís Manuel, administrador da EDP Inovação, tornou-se conselheiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.