[weglot_switcher]

EDP, Mota-Engil e papeleiras impulsionam PSI 20 a meio da sessão

O PSI 20 avança 0,53%, para 4.324,06 pontos, com apenas três empresas cotadas em terreno negativo (BCP, Galp e Pharol).
1 Setembro 2020, 13h01

O principal índice bolsista português (PSI 20) reforçou os ganhos a meio da sessão, esta terça-feira, em linha com as principais praças europeias. O PSI 20 avança 0,53%, para 4.324,06 pontos, com apenas três empresas cotadas em terreno negativo (BCP, Galp e Pharol).

Entre as principais congéneres, os investidores revelam-se otimistas, depois de ontem em Wall Street o índice tecnológico Nasdaq 100 “ter renovado, uma vez mais, máximos históricos e ultrapassado a barreira dos 12 mil pontos”, de acordo com o Mtrader do Millennium BCP.

Outro factor que estará a influenciar os investidores é a notícia de que o governo alemão prevê que as consequências económicas do novo coronavírus sejam menores do que o esperado inicialmente. O ministro da Economia da Alemanha, Peter Altmaier, deverá anunciar as novas previsões esta terça-feira.

A marcar a sessão estão a divulgação de dados macroeconómicos da zona euro. A atividade industrial registou uma leve desaceleração do ritmo de expansão em agosto, confirmando o valor preliminar, com o setor em Espanha e França a entrar novamente em contração. A região da moeda única entrou em deflação no último mês.

A indicação final do PMI Indústria passou de 51,8 para 51,7. Já a estimativa de preços no consumidor apontou para uma descida homóloga de 0,2% no índice em agosto, quando os analistas estimavam apenas uma descida da inflação, de 0,4% para 0,2%.

Em Portugal, os ganhos da EDP (1,77%), Mota-Engil (1,27%) e das papeleiras Altri (1,10%), Semapa (1,44%) e Navigator (1,09%) impulsionam o PSI 20.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.