[weglot_switcher]

EDP paga 1,719% para emitir 750 milhões de euros em dívida verde a sete anos

A energética liderada por António Mexia financiou-se em 750 milhões de euros com a emissão de ‘green bonds’ com maturidade em abril de 2027. O objetivo é o financiamento ou refinanciamento de projetos renováveis. A oferta superou em sete vezes, com a participação de mais de 300 investidores.
  • Cristina Bernardo
7 Abril 2020, 18h57

A EDP emitiu esta terça-feira 750 milhões de euros em green bonds a sete anos, com um cupão de 1,625%, a que corresponde uma yield de 1,719%, segundo comunicado da energética enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Esta emissão destina-se ao financiamento ou refinanciamento, no todo ou em parte, do portfólio de projectos “Green” elegíveis do grupo EDP, que consiste em projectos renováveis – eólicos e solares – tal como definido no “Green Bond Framework” da EDP, disponível no website da empresa”, explica a empresa liderada por António Mexia.

Segundo a EDP, os títulos de dívida serão emitidas ao abrigo do programa de emissão de títulos de dívida“Programme for the Issuance of Debt Instruments (MTN)” da EDP e EDP Finance BV e serão admitidas à negociação na Euronext Dublin.

Na operação, actuaram como joint-bookrunners o Barclays, BBVA, BofAML, Citi, Commerzbank, HSBC, ICBC, ING, J.P. Morgan e Société Générale, enquanto o CaixaBI actuou como co-lead manager.

Esta foi a segunda vez que a EDP foi ao mercado este ano para emitir dívida verde, depois de em janeiro ter pago 1,75% de juros para emitir 750 milhões de euros em dívida que vence em julho de 2080. A última emissão de dívida verde a sete anos foi em setembro do ano passado, quando a elétrica emitiu 600 milhões de euros, com uma yield de 0,428%.

O JE apurou que a emissão teve forte procura, que superou em mais de sete vezes a oferta e que sete investidores colocaram com ordens de três dígitos. O nível de procura só foi ultrapassado em 2012, quando a EDP reabriu o mercado português com uma nova emissão a 5 anos (cupão de 5,875%) e procura de 9,6 vezes.

Mais de 300 investidores participaram na transação, com destaque para gestores de ativos e fundos de pensões/seguradoras, que representaram mais de 80%, e para a diversificação geográfica (30% do Reino Unido, 20% de França e 15% da Alemanha e da Áustria).

[Atualizado às 20h27]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.