[weglot_switcher]

EDP Renováveis encaixa 800 milhões com a venda de centrais eólicas em Portugal, Espanha, França e Bélgica

A operação diz respeito a 191 megawatts (MW) em Portugal, parte dos ativos do antigo consórcio eólico ENEOP; 388 MW de potência eólica em França; 348 megawatts em Espanha; e 71 MW na Bélgica.
  • Cristina Bernardo
23 Abril 2019, 17h25

A EDP Renováveis encaixou 800 milhões de euros com a venda de centrais eólicas em vários países da Europa.

A elétrica liderada por João Manso Neto anunciou esta terça-feira, 23 de abril, que chegou a acordo com investidores internacionais para a “venda da participação acionista total da EDPR, e dos empréstimos acionistas, relativos a um portfólio de tecnologia eólica em terra com 997 MW de capacidade instalada (491 MW líquidos para a EDPR – participação acionista de 51% na maioria dos parques eólicos), por cerca de 800 milhões sujeito a ajustes aquando da conclusão”, segundo comunicado da companhia.

A operação diz respeito a 191 megawatts (MW) em Portugal, parte dos ativos do antigo consórcio eólico ENEOP; 388 MW de potência eólica em França; 348 megawatts em Espanha; e 71 MW na Bélgica.

“A EDPR já tinha vendido no passado participações minoritárias nestes parques eólicos, nomeadamente em 2013, 2014 e 2016, e chega agora a um acordo para vender as restantes participações que detinha nestes projetos”, segundo a EDPR, que destaca que estes ativos têm sete anos em média.

Esta transação “faz parte do programa de rotação de ativos para o período de 2019‐22”, que consta do plano estratégico até 2022.

“A alienação de participações maioritárias em projetos em operação ou em desenvolvimento, continuando a prestar serviços de operação e de manutenção, permite à EDPR acelerar a criação de valor e antecipar ganhos, enquanto recicla capital para reinvestir em crescimento adicional”, declara a EDPR.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.