[weglot_switcher]

EDP Renováveis entre as empresas do mundo que mais valorizaram durante a pandemia

A Tesla e o Zoom estão entre as empresas que mais cresceram durante o ano marcado pela pandemia. Na lista elaborada pelo “Financial Times”, a EDP Renováveis surge em 44º lugar.
3 Janeiro 2021, 18h34

Num ranking elaborado pelo “Financial Times” e liderado pela Tesla, a EDP Renováveis surge em 44º lugar na lista de empresas que mais valorizou em bolsa durante o ano de 2020.

De acordo com o jornal britânico, a empresa, que valorizou 138% neste ano que terminou, beneficiou de dois fatores: o plano climático de dois biliões de euros de Joe Biden e a execução de Plano Ecológico Europeu.

“A EDPR destaca-se como um grupo de energias renováveis “pure play” com 11,5 gigawatts de capacidade eólica e solar instalada nos EUA, Europa e Brasil”, lê-se na descrição do artigo, que refere ainda que o grupo EDP já investiu mais de 20 mil milhões de euros desde 2006, incluindo a aquisição da Horizon nos EUA, e planear aumentar a geração de energia verde de menos de 70% da sua capacidade total para 90% até 2030. A EDP renováveis  entrou em 2021 a valer mais de 24 mil milhões de dólares (19,8 mil milhões de euros).

Já a empresa de Elon Musk, foi eleita a empresa preferida dos investidores, com uma valorização de 787%, o que levou a companhia de automóveis elétricos a um valor de 669 mil milhões de dólares (mais de 551 mil milhões de euros).  As ações gigante viveram um ano de euforia e dispararam cerca de 740%, tendo, na última sessão do ano, superado pela primeira vez os 700 dólares.

Ainda no pódio surge o grupo Sea, da Singapura, que valorizou 446% no mercado de valores, elevando a sua avaliação para 102  mil milhões de dólares (cerca de 84,05 mil milhões de euros”, seguindo-lhe o Zoom que, em tempo de pandemia, disparou em bolsa, ganhando uma valorização de 96 mil milhões de dólares (cerca de 79,11 mil milhões de euros) e um crescimento entre os investidores de 413%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.