[weglot_switcher]

EDP vai manter dividendo de pelo menos 0,19 euros por ação por ano até 2025

A elétrica divulgou no ‘Strategic Update’ que vai manter inalterada a política de remuneração acionista, com um ‘payout ratio’ de entre 75% e 85% do resultado líquido.
  • Cristina Bernardo
25 Fevereiro 2021, 08h43

A EDP Energias de Portugal vai pagar um mínimo de 0,19 euros por ação por ano em dividendos até 2025, anunciou a empresa esta quinta-feira na apresentação do ‘Strategic Update’.

A energética adiantou que o payout ratio, ou seja a proporção dos lucros a distribuir em dividendos irá ficar entre 75% e 85%, mantendo a política de remuneração acionista anterior.

A EDP, que vai investir 24 mil milhões de euros até 2025, adiantou que planeia pagar um total de 4 mil milhões de euros em dividendos no total nesse período.

A empresa anunciou na apresentação que o crescimento do resultado por ação permitirá oferecer um aumento do dividendo por ação, uma frase que provocou perguntas dos analistas sobre o assunto.

“O nosso compromisso forte tem sido com o ‘chão’ [o dividendo mínimo]”, respondeu Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da energética. “Iremos considerar o crescimento do dividendo por ação também em função do crescimento sustentável do lucro por ação. Não vamos dar números específicos, demos um payout ratio, mas é um ‘chão duro’ e depois consideraremos o crescimento potencial no futuro”.

Our strong commitment has been to the floor. We will consider DPS growth also as a function of the sustainable EPS growth going forward. We are not giving out specific numbers, we’ve given out a payout ratio, but it’s a hard floor and we will then consider potential growth going forward

Esta quarta-feira, o board da empresa disse que vai propor à Assembleia Geral de Acionistas, prevista para 16 de abril de 2021, a distribuição de um dividendo relativo ao exercício de 2020 no valor de 0,19 euros por ação, em linha com os dois anos anteriores.

[Atualizada às 9h43]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.