[weglot_switcher]

Edward Snowden vai participar na Web Summit deste ano

A 4 de Novembro, vão se dirigir mais de 70 mil participantes que são esperados pela organização da maior conferência sobre tecnologia realizada em Portugal.
2 Outubro 2019, 14h29

O antigo informático da Agência Nacional de Segurança (NSA), a viver em Moscovo, participará na sessão de abertura da conferência mundial de tecnologia que se realizará pela quarta vez na capital portuguesa.

Num comunicado divulgado ao início desta tarde, Snowden vai “revelar a história por detrás da NSA, como ajudou a construir um sistema de vigilância global que recolheu milhões de chamadas telefónicas, de mensagens e de emails de cidadãos dos EUA e por que escolheu revelar isto da forma como o fez”, afirma a organização da Web Summit.

Edward Snowden revelou, em 2013, a existência de um sistema de vigilância mundial de comunicações e de internet, tendo sido acusado pelos Estados Unidos de espionagem e apropriação de segredos do Estado.

Snowden, que agora vive na Rússia para evitar ser processado nos Estados Unidos, sublinhou, numa entrevista recente que “proteger quem faz denúncias não é um ato hostil” e disse que se considerava no direito de obter proteção de França.

O realizador norte-americano Oliver Stone dirigiu um filme em 2016 sobre a sua vida, com Joseph Gordon-Levitt no papel de protagonista, e Snowden também surge em “Citizenfour”, o premiado documentário de Laura Poitras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.