[weglot_switcher]

Efacec cresce 100% na área da mobilidade elétrica

No espaço de 12 meses, aquela área recrutou mais 100 pessoas e triplicou a capacidade de produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos para veículos elétricos. Faturou cerca de 36 milhões de euros.
7 Fevereiro 2019, 16h49

Com o plano de renovação das instalações concretizado, a Efacec atingiu na área da mobilidade elétrica os 36 milhões de euros de faturação em 2018, um crescimento de cerca de 100% face aos 17 milhões de euros em 2017 e contratou de mais 100 pessoas para reforçar a equipa dedicada a esta área de negócio – numa altura em que outras áreas do grupo estão a emagrecer, nomeadamente em termos de postos de trabalho.

Ao nível operacional, a nova unidade industrial tornou possível que a Efacec triplicasse a produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos. Alinhada com o Plano Estratégico Efacec 2020 iniciado em outubro de 2015, refere a organização, a nova unidade industrial permitiu lançar novos projetos, nomeadamente “soluções de carregamento com storage incluído, soluções integradas (hardware e software) para carregamento residencial e frotas, soluções de carregamento para frotas de camiões e evoluir a gama de alta potência”.

Para Mário Leite da Silva, presidente do Conselho de Administração da Efacec, citado em comunicado, “os resultados positivos atingidos na área da Mobilidade Elétrica demonstram que a estratégia delineada em 2015 estava certa. Esta empresa foi capaz de se reorganizar e de se reinventar, inverter um ciclo menos positivo e regressar aos lucros”.

Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, sublinha a oportunidade que a mobilidade elétrica constitui para o desenvolvimento de negócios e para a internacionalização da marca Efacec. “Para além de todas as competências que tem ao nível de carregamento rápido e ultrarrápido, a mobilidade elétrica é uma grande oportunidade para a Efacec potenciar as suas principais competências nas áreas da energia”.

Atualmente a área de negócio da mobilidade elétrica representa 6% do total da atividade da Efacec. O objetivo é que, num futuro próximo, passe a representar 15%. Atingir um crescimento do volume de negócios de dois a três dígitos anualmente nos próximos anos, chegando perto da barreira dos 100 milhões de euros, é o objetivo. A Europa e a América representam cerca de 90% do negócio da Efacec na mobilidade elétrica.

Transversalmente, a Efacec tem apostado fortemente na diferenciação tecnológica, investindo atualmente 3% das vendas em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (IDT) em todos os setores onde opera.

O comissário europeu Carlos Moedas esteve esta quinta-feira nas instalações inauguradas há um ano pela empresária angolana Isabel dos Santos, para se inteirar do processo de desenvolvimento que ali foi registado ao longo dos últimos 12 meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.