[weglot_switcher]

Efacec promove concurso onde todos os candidatos serão “considerados para oportunidades de recrutamento”

Esta quinta-feira, 150 alunos universitários são desafiados a pensar no futuro das áreas-chave de atuação da Efacec – energia, mobilidade e engenharia -, numa iniciativa que poderá culminar em oportunidades de recrutamento junto da empresa.
18 Abril 2019, 07h45

A Efacec promove esta quinta-feira, 18 de abril, uma competição dirigida a jovens universitários e recém-licenciados onde 150 alunos são desafiados a pensar as áreas-chave da empresa e a encontrar soluções para o futuro da engenharia, energia e mobilidade. Em Lisboa, a partir das 9h30, decorre o “Efacec Challenge”, a última etapa da iniciativa “Fórmula Efacec” – conceito criado ao abrigo do apoio da Efacec à DS TECHEETAH Formula E Team, equipa que compete na Formula E, até 2021.

Este é um hackathon de características pertinentes, uma vez que não só os 150 alunos em competição, mas também os 1050 estudantes universitários que ficaram pelo caminho – de um total de 1200 inscrições – poderão encontrar oportunidades de recrutamento junto das empresas que integram a Efacec. “Todos os candidatos, mesmo os não selecionados para a competição, vão ser considerados para oportunidades de recrutamento na Efacec. Estágios curriculares e de verão, teses de Mestrado e o Programa de Trainees da Efacec são outras oportunidades proporcionadas pela Efacec com esta iniciativa”, acrescentou o diretor de recursos humanos da empresa, Nuno Ferreira, ao Jornal Económico.

Já a diretora global de marca e comunicação da Efacec, Sandra Pombo, previu: “Acreditamos que das várias propostas que serão apresentadas ao longo do dia vamos identificar talento que merece ser valorizado e apoiado”.

“Estamos com boas expetativas em relação à capacidade de resposta dos alunos das nossas universidades e acreditamos que da “Fórmula Efacec” poderá sair uma nova geração de engenheiros, de cientistas e de gestores que ajudarão ao sucesso da Efacec ao longo das próximas décadas”. Sandra Pombo, diretora global de marca e comunicação da Efacec, ao Jornal Económico

Ao longo do dia, 150 jovens, provenientes de instituições de ensino superior portuguesas, serão colocados à prova para responder a desafios nas áreas-chave de atuação da empresa, designadamente energia, mobilidade e ambiente. Os vencedores vão ter a oportunidade única de viver os bastidores de uma corrida de Fórmula E, acompanhando toda a dinâmica da prova com a equipa DS TECHEETAH Formula E, que conta com o apoio da Efacec.

“É com expetativa que aguardamos pelas soluções que os jovens vão desenvolver e apresentar”, revelou Sandra Pombo, quando questionada sobre que projetos e soluções nas áreas da referidas esperam os responsáveis da Eface ver.

“Pela forma crescente como se está a afirmar por todo o mundo, e também em Portugal, as soluções para a área da mobilidade. Se recuarmos 10 anos, dificilmente acreditaríamos que seriam reais soluções de mobilidade elétrica que hoje em dia são encaradas como naturais do nosso quotidiano. É por esse motivo que vamos premiar os vencedores com a oportunidade de conhecer a Fórmula E uma vez que este é o palco onde acontecem os maiores desenvolvimentos tecnológicos na área da mobilidade elétrica. O futuro da mobilidade passa pela inovação tecnológica que hoje em dia é testada neste ambiente mas que será aplicado ao nosso dia-a-dia muito brevemente”. Sandra Pombo, diretora global de marca e comunicação da Efacec, ao Jornal Económico

Durante o evento, os jovens poderão observar o carro de segunda geração de Fórmula E da DS TECHEETAH, que virá a Portugal exclusivamente para este evento, falar com o piloto da DS TECHEETAH Formula E Team, André Lotterer, e com Mark Preston, o diretor da equipa.

Poderão ainda viver de perto o ecossistema da mobilidade elétrica, interagindo com grupos de outros jovens que trabalham diariamente no desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentáveis e conhecer por dentro todas as áreas de atuação da Efacec. Segundo as explicações da diretora global de marca e comunicação da Efacec, vencerá o hackathon quem “gerir o tempo da melhor maneira, aliar criatividade e objetividade para apresentar soluções que respondam a desafios reais, bem como soluções inovadoras que se possam materializar em breve trecho em produtos e soluções diferenciadores”.

É numa fase posterior ao hackathon, após serem observados e ponderados os projetos apresentados, que chega a hora de captar talento. Nem Sandra Pombo ou Nuno Ferreiro assumem que será certo algum tipo de recrutamento, mas há hipótese de criar ligações à Efacec. “Iremos dar prioridade ao alinhamento entre as expetativas de cada um e a nossa realidade, e também à capacidade de cada candidato acrescentar valor aos desafios que nos propomos ultrapassar”, esclareceu  o responsável pelos recursos humanos da Efacec.

“Tendo em conta a nossa estratégia de crescimento sustentável, que combina um portfolio de negócios de ciclo curto e ciclo longo, consideramos que todo o potencial, que esteja alinhado com os nossos valores e com competências para acrescentar valor ao negócio, tem lugar na Efacec”. Diretor de recursos humanos da Efacec, Nuno Ferreira, ao Jornal Económico

Sandra Pombo frisou que “a Efacec é reconhecida como uma escola de engenharia” e, por isso, esta iniciativa, a “Efacec Challenge” corresponde a uma estratégia iniciada há quatro anos, “com o objetivo de renovar o ADN e os valores da empresa e da sua abordagem no mercado” e que coloca “as pessoas no centro de decisão”.

“Uma estratégia focada nas pessoas e no talento tem sido crescente e foi intensificada desde 2018, com iniciativas que visam o reforço das nossas equipas com novos conhecimentos, novas competências e novo talento visando o futuro”, acrescentou a responsável, dando como exemplos de sucesso, além da iniciativa de hoje, o lançamento do programa “700 Recruta+”, o relançamento da escola de formação interna Mast3r Academia Efacec e o programa “Tech Trainees Efacec, dirigido a recém-graduados em Engenharia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.