[weglot_switcher]

EFAFLU investe 100 mil euros para garantir sustentabilidade energética

Segundo a empresa, o investimento de 100 mil euros será recuperado num período previsto de cinco anos e o equipamento tem uma longevidade de cerca de 20 anos.
30 Julho 2019, 20h44

A EFAFLU, empresa portuguesa produtora de sistemas de bombagem e ventiladores, garante que atingiu a autossustentabilidade energética após instalar 360 painéis fotovoltaicos na sua unidade de produção de Beiriz, situada em Póvoa de Varzim.

“O investimento de 100 mil euros será recuperado num período previsto de cinco anos e o equipamento tem uma longevidade de cerca de 20 anos, que permite o consumo da maioria da energia produzida e a injeção na rede pública da energia não consumida”, adianta um comunicado da empresa.

De acordo com esse documento, “a instalação correspondente a cerca de mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos de autoconsumo (UPAC) irá permitir à EFAFLU produzir uma potência de 117kW, aproveitando uma energia limpa, proveniente da luz solar”.

“Esta medida surge como complemento às medidas ecológicas adotadas pela empresa aquando a construção da sua nova unidade de produção, que priorizou a iluminação natural, aproveitando ao máximo as condições e a localização do edifício, e apostou na iluminação LED, mais eficiente, sustentável e amiga do meio ambiente, além de proporcionar maior conforto visual aos colaboradores”, adianta o referido comunicado.

“Apesar de terem um custo elevado de aquisição, os painéis fotovoltaicos proporcionam uma poupança bastante significativa, com a vantagem de permitirem produzir a energia necessária diariamente para fazer funcionar a nossa unidade de produção, que é hoje totalmente autossuficiente”, salienta António Ricca, administrador da EFAFLU.

De acordo com este responsável, “o número de horas de exposição solar proporcionada pela latitude do nosso país é uma vantagem considerável que não podíamos deixar de aproveitar”.

“Esta é, inclusive, uma medida que vem complementar outras já consideradas aquando a projeção das instalações da fábrica, que privilegiaram o aproveitamento da luz natural, com grandes janelas, e a integração de luzes LED”, explica António Ricca.

A par da produção, a EFAFLU comercializa e presta apoio técnico na manutenção de bombas, sistemas de bombagem e ventiladores, em Portugal e no estrangeiro, junto de parceiros especializado.

“Com um volume de exportações superior a 20% e inserido num grupo com vendas fora de Portugal superior a 50%, a EFAFLU comercializa atualmente os seus produtos em dezenas de países com especial destaque para Inglaterra, França, Espanha, Dubai, Angola, Marrocos e Turquia”, adianta o referido comunicado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.