[weglot_switcher]

Efeito Elliott: EDP volta a atingir preço da OPA, mas longe dos 4,33 euros ambicionados pelos americanos

A EDP regressou aos 3,26 euros oferecidos pelos chineses. Já o fundo norte-americano prevê que a redução da dívida e a aposta nas renováveis poderão levar a EDP a valorizar par os 4,33 euros.
  • Cristina Bernardo
14 Fevereiro 2019, 18h44

A EDP voltou a atingir os 3,26 euros na bolsa de Lisboa. Este é o valor oferecido pela China Three Gorges (CTG) na oferta pública de aquisição (OPA) lançada sobre a elétrica portuguesa em maio de 2018.

A empresa liderada por António Mexia foi a companhia com a maior subida na bolsa de Lisboa esta sexta-feira, com uma valorização de 2,67%, para 3,267 euros. Esta subida aconteceu depois do comunicado divulgado pelo fundo norte-americano Elliott ter criticado a forma como a China Three Gorges está a conduzir a OPA, exigindo também uma subida do preço oferecido pelos chineses, considerando que a operação poderá mesmo levar a um “enfraquecimento da EDP”.

Segundo a Elliott, se a EDP seguir as suas recomendações a cotada poderá atingir uma valorização de 4,33 euros por ação. Este valor poderá ser atingido se a dívida da companhia for reduzida e se a aposta nas renováveis pela EDP continuar.

De acordo com o fundo, o plano proposto pela Elliott significa que a EDP vai manter a sua “presença significativa” em Portugal, levando a um crescimento das receitas e dos dividendos, argumenta o fundo do empresário norte-americano Paul Elliott Singer.

Para reduzir a dívida e investir nas renováveis, o fundo defende a venda da fatia da EDP Brasil, das centrais a carvão em Portugal e Espanha, e das redes de distribuição de eletricidade na Península Ibérica.

A venda destes ativos pode render 7,6 mil milhões de euros à EDP, nas contas apresentadas pelo fundo liderado por Paul Elliott Singer, que detém 2,9% da EDP.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/fundo-americano-venda-da-edp-brasil-e-centrais-a-carvao-rende-76-mil-milhoes-411258

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.