[weglot_switcher]

“Elaborámos um pacote que não é reivindicativo, mas é reivindicador”, afirma líder da CAP

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) falou na apresentação do ‘Ambição Agro 2020-30’, o plano de recuperação da atividade económica nacional da CAP que decorre esta quinta-feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
24 Setembro 2020, 15h02

Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) apresentou esta quinta-feira, 24 de setembro, o ‘Ambição Agro 2020-30’, o plano de recuperação da atividade económica nacional da CAP. “Elaboramos um documento que não é um pacote reivindicativo, mas é reivindicador”, começou por dizer.

O responsável da CAP relembrou que a verba disponibilizada pela Europa aos países da União Europeia é um pacote financeiro “como nunca se viu antes” destinado à recuperação económica do país. “É um dinheiro para os agentes económicos e empresas. “É muito dinheiro”.

No entanto, Eduardo Oliveira e Sousa, realçou que é necessário esclarecer quem vai gerir este pacote e quem o vai escolher. “É preciso uma estrutura que deverá estar próxima do poder de decisão e capaz de resistir aos ciclos eleitorais. Não é imaginável uma distribuição às fatias e aleatória. A Europa não o vai admitir”.

O líder da CAP salientou que este documento apresentado hoje não diz respeito apenas ao setor da agricultura, mas a todo o país, deixando ainda uma chamada de atenção para a tecnologia. “Portugal tem de fazer chegar banda larga a todo o país. Os jovens não se deslocarão para zonas onde a internet não chegue”.

Eduardo Oliveira e Sousa deixou também um apelo ao desenvolvimento industrial para que este funcione como um  motor da economia nacional.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/cap-apresenta-contributo-para-plano-de-recuperacao-economica-do-pais-elaborado-por-costa-silva-640305

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.