[weglot_switcher]

Eleições decorrem dentro da normalidade. CNE sem queixas, apenas com alguns “relatos” de filas grandes

Seis dos sete candidatos às presidenciais votaram da parte da manhã: Marisa Matias, Marcelo Rebelo de Sousa, Tiago Mayan Gonçalves, André Ventura, Vitorino Silva e João Ferreira. Só Ana Gomes reservou para a parte da tarde o exercício do direito de voto.
  • eleições_legislativas_voto_urna_votar
    Mário Cruz/Lusa
24 Janeiro 2021, 14h21

São 14hoo de domingo, 24 de janeiro. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) indica que o processo eleitoral para as presidenciais está a decorrer dentro da normalidade, com apenas alguns relatos de filas grandes, já expectáveis e salutares por poderem ser demonstrativas de elevada participação.

Afluência às urnas até ao meio dia foi 17,07%, maior do que em 2016. Segundo dados da Comissão Nacional de Eleições, em 24 de janeiro de 2016, à mesma hora, a afluência às urnas foi de 15,82%.

A esta hora já votaram seis dos sete candidatos às presidenciais: Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV).

Só Ana Gomes, militante do PS, apoiada pelo PAN e Livre, exercerá o direito de voto da parte da tarde.

Portugal elege hoje o 20.º Presidente da República e o sexto em democracia. Para o sufrágio estão inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que nas eleições presidenciais de 2016.
Os sete candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem:

As assembleias de voto para as eleições presidenciais abriram às 08h00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19h00. Nos Açores abriram e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária.

A tomada de posse do próximo chefe de Estado acontece no dia 09 de março, perante a Assembleia da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.