[weglot_switcher]

Eleições Europeias Minuto a Minuto em Portugal: Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir partidos e admite que temia 80% de abstenção

O Jornal Económico acompanha ao longo deste domingo uma noite eleitoral que está a ser vista como a primeira volta das legislativas marcadas para 6 de outubro. A disputa da vitória entre PS e PSD e a posição relativa de Bloco de Esquerda, CDS-PP e CDU, bem como a possibilidade de algumas das outras 12 listas elegerem eurodeputados são as maiores incógnitas de umas eleições marcadas pela forte abstenção.
  • Octávio Passos/Lusa
26 Maio 2019, 23h18

00h00 Marcelo Rebelo de Sousa anuncia que irá ouvir os líderes dos partidos políticos portugueses a 6 e 7 de junho para discutir a “situação económica, política e social” de Portugal. O Presidente da República acrescentou que “temia pior” na abstenção, pensando que poderia chegar aos 75 ou 80%.

23h43 António Costa falou logo a seguir a Pedro Marques, realçando a “vitória inequívoca do PS” que assume como “um voto de confiança” ao mesmo tempo que houve “uma derrota muito clara” do PSD e do CDS-PP, ao contrário do que considerou ter ocorrido aos parceiros de governação. Quanto à abstenção, reconheceu que esta é um desafio para os políticos, embora tenha garantido sentir “respeito pelos que decidiram não votar”.

23h35 Pedro Marques frisou que “os portugueses deram uma enorme vitória ao PS”, tendo em conta os dez pontos de diferença em relação ao principal adversário, considerando-a uma consequência dos “três anos e meio de governação para as pessoas”. O candidato socialista disse ainda ter recebido mensagens de felicitações de Rui Rio e de Marisa Matias e reconheceu que a abstenção deve fazer refletir os políticos.

23h13 Jerónimo de Sousa vira a mira para as legislativas ao reconhecer “resultado particularmente negativo para os interesses dos trabalhadores” devido à descida da CDU.

22h56 Rui Rio felicitou o primeiro-ministro António Costa pela vitória do PS nas eleições europeias e realçou que a elevada taxa de abstenção é “uma derrota para todos os partidos e para a democracia”.

22h47 O PSD venceu na Madeira nas eleições europeias, com uma larga margem, atingindo 37,7% dos votos, segundo os dados do Ministério da Administração Interna. O PSD fica à frente do PS, que consegue 25,7% dos votos. Seguem-se o CDS-PP (com 8,1% dos votos), o BE (com 5,25%), o PAN (com 3,63%) e a CDU (com 2,75%).

22h40 Catarina Martins realçou a importância da eleição de José Gusmão, número dois da lista do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu.

22h37 Assunção Cristas destacou que o CDS-PP manteve a sua representação no Parlamento Europeu, por entre diversas referências a Pedro Mota Soares, cuja eleição enquanto número dois da lista encabeçada por Nuno Melo era o objetivo do partido. Para o falhanço nesse objetivo a líder centrista culpou a “abstenção histórica” e a “polarização do voto à direita”. De seguida, Nuno Melo disse que “quem perde por Pedro Mota Soares não ter sido eleito é Portugal”.

22h22 Paulo Rangel criticou a “nacionalização excessiva” da campanha das eleições europeias “por ação de António Costa enquanto primeiro-ministro” apesar de felicitar “com fair play” o PS pela vitória. Disse ter feito uma campanha “muito motivadora”, em “condições dificeis”, sem conseguir alcançar os objetivos de ser o mais votado e de aumentar número de eleitos.

22h16 Com o resultado de 118 freguesias por apurar, o PS vence com 34% dos votos, o que lhe garante desde já quatro eurodeputados. Segue-se o PSD, com 22,9% e 2 eurodeputados, o Bloco de Esquerda, com 9,4% e um eurodeputado. Entre os partidos que, por enquanto, não elegem eurodeputados está a CDU (6,5%), o CDS (6,1%), o PAN (4%), o Aliança (1,7%) e o Livre (1,6%).

22h00 A primeira estimativa do Parlamento Europeu divulgada, este domingo, relativamente a Portugal, aponta para uma vitória do Partido Socialista (PS), com 32,45% dos votos. Este resultado permite-lhe eleger nove eurodeputados. O PSD (22,90%) e o Bloco de Esquerda (10,25%), surgem como segunda e terceira força política respetivamente.

21h45 Paulo Sande, o cabeça de lista do Aliança, reconheceu que os portugueses escolheram “manter os partidos que já existem”. No entanto, mesmo sem eleger nenhum deputado para o Parlamento Europeu, disse que o partido recém-criado teve “um resultado digno, que permite lançar as bases para o futuro”.

21h41 O líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Carlos César, diz que as projeções televisivas apontam para “uma grande vitória do PS” nestas eleições europeias. Carlos César diz-se “feliz” pelas projeções que reforçam o “entusiasmo” do partido em disputar uma vitória nas próximas eleições legislativas. “Estes resultados dão razão ao PS e à sua defesa de uma Europa mais forte, mais coesa, mais unida e mais atenta às necessidades sociais”. O líder da bancada socialista agradeceu ainda aos que votaram nestas eleições e apelou aos que não o fizeram para que “não sejam passivos” nas eleições legislativas de outubro.

21h35 Marisa Matias reage às projeções dizendo que o Bloco de Esquerda “afirma-se como a terceira força política portuguesa”.

21h30 Sondagem da RTP relativa às legislativas de 6 de outubro aponta para vitória do PS com 39%. Seguem-se PSD, com 25%, Bloco de Esquerda, com 9%, CDU, com 8%, e CDS-PP, com 6%. O PAN aparece na sondagem com 4%.

21h20 O cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU), João Ferreira, reagiu às projeções dizendo que “cada resultado deve ser considerado em função do quadro em que é construído”. João Ferreira diz que, nestes últimos anos, foi confrontada com várias “campanhas difamatórias que alimentaram preconceitos” e uma “menorização da intervenção” do partido. O eurodeputado comunista lembra que as projeções “não são os resultados oficiais” e diz que “independentemente do resultado, está clara a necessidade de reforçar a CDU” e que o partido vai trabalhar para isso.

21h05 O CDS-PP anunciou que vai convocar o conselho nacional do partido para debater os resultados das eleições europeias na quinta-feira, 30 de maio, numa reunião extraordinária.

20h45 Manuela Ferreira Leite disse na TVI que não faz “uma análise catastrófica” do resultado obtido pelo PSD nas europeias.

20h39 O número três do recém-criado Aliança, Bruno Ferreira Costa, reagiu às projeções, que não apontam que o partido de Pedro Santana Lopes não eleja nenhum eurodeputado, justificando-se com as “dificuldades do partido em aceder aos mesmos meios” que os partido já estabelecidos. Bruno Ferreira Costa diz que o Aliança vai esperar pela divulgação oficial dos resultados” e nota que a taxa de abstenção “recorde” destas eleições mostra que a “democracia está debilitada pelos partidos de sempre que se recusam a falar da Europa”. A expectativa do Aliança era eleger três eurodeputados.

20h34 A secretária-geral adjunta do Partido Socialista (PS), Ana Catarina Mendes, saudou a vitória dos socialistas e reclamou a derrota da direita, nomeadamente do PSD e CDS-PP, naquela que foi a primeira reação do PS às primeiras projeções após o fecho das urnas, este domingo. “É uma clara vitória do PS e uma clara derrota da direita. O derrotado é a direita e o que é importante nestas projeções é a distância da direita e o resultado final, que é uma clara vitória do PS nestas eleições”, afirmou Ana Catarina Mendes, a partir da sede de campanha do PS, em Lisboa

20h30 Luís Marques Mendes, comentador da SIC, diz que PS teve uma vitória tranquila. “Não é uma vitória retumbante, mas é claramente acima do ‘poucochinho’ de há cinco anos. Conseguem com alguma vitória significativa”. Sublinha que esta é “sobretudo a vitória de António Costa, a campanha foi dele e ele ganha apesar do erro de casting que foi o seu cabeça de lista”. Adianta que o Bloco de Esquerda pode alcançar os 10%, o que significaria uma grande vitória”, enquanto a CDU teve uma “derrota amarga” porque perde um eurodeputado e vê o BE a distanciar-se. A eleição de um ou até mesmo dois eurodeputados é um “resultadão” para o PAN e grande surpresa até agora, segundo Marques Mendes. Nos partidos da direita a derrota mais severa é a do CDS-PP, “que fica ao nível do PAN”, enquanto para o PSD “é um resultado francamente mau”.

20H25 O ex-deputado do PSD Luís Campos Ferreira atribuiu a derrota do PSD nas eleições europeias, provavelmente com o pior resultado de sempre do partido, à “aselhice de Rui Rio” na forma como geriu a questão da reposição integral do tempo de serviço aos professores.

20h23 Inês Sousa Real, da Comissão Política do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), afirma que o partido “está satisfeito” com os resultados das projeções, que apontam para que tenha conseguido um resultado idêntico ao do CDS, conseguindo eleger entre 1 a 2 eurodeputados. “Isto mostra a confiança dos portugueses no PAN e pelo trabalho que temos desenvolvido na Assembleia da República. No entanto, Inês Sousa Real diz que o PAN vai “aguardar pelos resultados finais” e lamenta a elevada taxa de abstenção registada.

20h17 Jorge Costa, deputado do Bloco de Esquerda já reagiu. “Estas eleições europeias são o começo de uma alteração do mapa político, com a confirmação do Bloco de Esquerda, depois de uma duplicação da votação, como terceira força política também em eleições europeias, e isso é muito importante porque no contexto da eleições legislativas que também temos este ano podemos trabalhar e dar um sinal positivo para que a esquerda seja reforçada na próximas eleições”.

20h16 O deputado do Partido Social Democrata (PSD), José Silvano, diz que o partido vai “esperar pelos resultados finais” para comentar. O PSD lembra que se tratam apenas de projeções, mas reconhece que a clara vitória do Partido Socialista (PS).

20h11 João Frazão, da Comissão Política do PCP, considera que as projeções avançadas pelos telejornais confirmam “um importante resultado” para a coligação Democrática Unitária (CDU) e nega que se trate de uma derrota. O comunista diz ainda que a CDU “servirá sempre os interesses do povo português” e recorda aquilo que “foi conseguido nesta legislatura”, como os passes sociais e o aumento do salário dos portugueses.

20h00 Todas as sondagens apontam para a vitória do PS e duas delas para a eleição de um eurodeputado pelo PAN. RTP dá 30 a 34% e 8 ou 9 deputados ao PS, enquanto o PSD terá 20 a 24%, com 5 a 6 eurodeputados. A seguir vem o Bloco de Esquerda, com 9 a 12% e 2 ou 3 eleitos, a CDU, com 7 a 9% e 2 eleitos, o CDS-PP, com 5 a 7% e 1 ou 2 deputados. Por fim, o PAN – Pessoas, Animais, Natureza chega a 4 a 6% e leva um eleito para Estrasburgo. Já na SIC o PS tem entre 30,9 e 34,9%, o que lhe permite eleger entre 8 a 9 eurodeputados. Já o PSD consegue entre 21,8% a 25,8 dos votos (6 a 7 eurodeputados), o BE conquista entre 8,5% e 11,5% (2 a 3 eurodeputados), a CDU reúne entre 5,3% e 8,3% (1 a 2 eurodeputados). A grande surpresa da noite será o PAN, que ultrapassa o CDS, e consegue entre 4,7% e 7,3% (1 a 2 eurodeputados). Já o CDS consegue entre 4,7% e 7,3% dos votos (1 a 2 eurodeputados). A CMTV coloca o PS entre 31,4 e 33,4% ao PS (8 a 9 eurodeputados), o PSD com 23,1 a 27,1% (6 a 7), o Bloco de Esquerda 10,1 a 12,1% (2 a 3), a CDU 7,8 a 8,8% (2 eleitos) e o CDS-PP com apenas 6,6 a 7,6% (1 a 2).

19h47 O ministro das Finanças, Mário Centeno, à entrada para o Hotel Altis, onde o Partido Socialista (PS) vai acompanhar a noite eleitoral, considera que “é preciso refletir com os resultados das eleições europeias” deste domingo, lembrando que “é na Europa que se tomam decisões”.

19h43 Fernanda Mateus, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, diz que, perante a elevada taxa de abstenção, “deve-se olhar para a maneira com se faz campanha em Portugal”. “Da nossa parte, a CDU, fez uma campanha de verdade e que apela à inteligência dos portugueses para uma votação consciente”.

19h40 O comissário europeu Carlos Moedas, mandatário nacional do PSD nas eleições europeias, culpou o estilo de comunicação das instituições comunitárias pelo elevado nível de abstenção em Portugal e no resto da União Europeia. “Vamos ter de continuar a lutar para mudar”, disse Moedas.

19h30 O primeiro-ministro António Costa distribuiu culpas pelo elevado nível de abstenção entre partidos e comunicação social, embora tenha reforçado que o “aumento técnico da abstenção pode não corresponder a um menor número de votantes”, tendo em conta o efeito do recenseamento automático de mais de um milhão de portugueses residentes fora do país.

19h29 À entrada para o Hotel Altis, em Lisboa, onde o Partido Socialista (PS) vai acompanhar a noite eleitoral, o cabeça de lista do PS, Pedro Marques, desvalorizou a percentagem de abstenção, lembrando que este ano há um aumento do número de eleitores ativos e há ainda uma experiência pioneira com o voto eletrónico, em Évora.

19h25 João Almeida, do CDS-PP, reconhece ser “mau que a abstenção seja tão alta”, confirmando a tendência verificada nos últimos atos eleitorais.

19h22 O deputado José Silvano do PSD lamenta que a abstenção seja tão alta e defende mudanças significativas. “São mudanças simples; pegarmos na realidade e fazermos uma campanha de maior proximidade, bem estruturada em termos de ideias e essencialmente mais próxima dos cidadãos”, afirmou, em declarações à imprensa, na sede do PSD, no Porto.

19h14 SIC avança com previsão de valor de abstenção entre os 66,5% e os 70,5%. Em 2014 ficou em 66,16%.

18h46 O Secretariado Nacional do Partido Socialista (PS), o órgão de direção deste partido, reúne-se hoje a partir das 19h00, no Hotel Altis, em Lisboa, para acompanhar a evolução dos resultados das eleições europeias.

18h13 Nuno Melo reconhece indícios de abstenção elevada, o que costuma beneficiar partidos mais à esquerda, mas salienta que o CDS-PP “está mais mobilizado” do que em eleições anteriores.

17h54 O PAN vai integrar o grupo Verdes/Aliança Livre Europeia, caso eleja eurodeputados. A integração no grupo Verdes/Aliança Livre Europeia foi requerida pelos representantes do PAN, que até agora não conseguiu eleger nenhum eurodeputado.

17h24 Dados revelados pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna indicam que a afluência às urnas até às 16h00 era de 23,37%, abaixo dos 26,31% registados à mesma hora em 2o14

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.