[weglot_switcher]

‘Elétrico’ mais barato que o carro a gasolina? Sim, e já em 2025

Para que esta realidade seja possível daqui a sete anos, é necessário que o preço das baterias de lítio continue a baixar ao ritmo atual.
22 Março 2018, 19h16

Os automóveis elétricos podem vir a custar menos que os movidos a gasolina, daqui por sete anos. Para isso é preciso mais ajudas públicas, bem como a proibição do estacionamento em parques subterrâneos, das mesmas viaturas.

De acordo com a “Bloomberg New Energy Finance”, em 2024 alguns carros elétricos custarão o mesmo que os de gasolina, e ano seguinte já serão mais baratos. É fundamental que o preço das baterias de lítio seja cada vez menor, mesmo que o valor dos metais que integram esta ferramenta continue a subir.

O aumento previsto na fabricação do armazenamento de iões de lítio nas baterias deverá reduzir o preço das baterias a 56 euros por kmhora em 2030. Os pacotes de baterias rondaram em média os 156 euros por kmhora no ano passado, o que representa um custo total de 40% do veículo.

“As vendas dos carros elétricos vão continuar a aumentar nos próximos anos, mas os preços das baterias devem diminuir ainda mais para uma adaptação real e rápida ao mercado”, destaca Colin McKerracher, analista dos transportes da “Bloomberg New Energy Finance”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.