[weglot_switcher]

Em 15 dias ‘voaram’ 73 milhões das contas da Sonangol para empresa de Isabel dos Santos

O extrato da conta da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola no private do Eurobic em Lisboa passou dos 73 milhões para os 308 dólares e 52 cêntimos. Sonangol tinha duas contas no Eurobic em euros e em dólares.
  • Reuters
28 Janeiro 2020, 10h31

Em apenas 15 dias ‘voaram’ 73 milhões das contas da Sonangol no private do Eurobic em Lisboa para uma empresa de Isabel dos Santos. A Sonangol tinha duas contas no Eurobic em euros e em dólares e neste espaço de tempo o saldo passou dos 73 milhões para os 308 dólares e 52 cêntimos, segundo conta a edição do “Correio da Manhã” esta terça-feira, 28 de janeiro.

Estas movimentações tiveram o aval de Nuno Ribeiro da Cunha, gestor de conta de Isabel dos Santos, que foi encontrado morto na quarta-feira, 23 de janeiro, à noite na garagem da casa onde residia no Restelo em Lisboa. A 15 de novembro de 2017, deu-se a primeira transferência de 1,6 milhões de dólares e no mesmo dia foram transferidos mais 11,9 milhões para a conta da Matter Solutions (empresa de Isabel dos Santos no Dubai).

No dia seguinte foram realizadas mais três transferências  de 38,1, 15,3 e 4,3 milhões de dólares, ou seja em apenas dois dias saíram das contas do banco português 71,4 milhões de dólares. De acordo com o “CM”, na conta da Sonangol em euros caíram de forma surpreendente 66 milhões de euros no dia 17 de novembro, que ficaram no banco.

Em declarações ao “CM” fonte do banco esclareceu que “a Sonangol é uma entidade sancionada pelo Banco Central Europeu (BCE) e a conta podia ser movimentada por Isabel dos Santos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.