[weglot_switcher]

Em dezembro serve-se “Contrapeso” em Loulé

A 1ª edição do Festival Contrapeso quer afirmar a vitalidade dos agentes culturais e diversificar a oferta cultural na cidade algarvia. Até dia 5 de dezembro as águas vão andar agitadas.
  • © Festival Contrapeso
2 Dezembro 2021, 17h50

Carlos Barretto, Óscar Marcelino da Graça, Patrícia Amaral (Tixa), Rita Rodrigues e a Companhia João Garcia Miguel são alguns dos nomes que ainda vão subir aos palcos que dão que falar nesta 1ª edição do Festival Contrapeso, em Loulé. Uma iniciativa que tem na sua génese a vontade de combater a lógica da programação sazonal.

Mas não só. Os diretores artísticos, Carolina Santos e o músico Marco Martins, assumem que outro dos principais objetivos é construir pontes artísticas estáveis a nível nacional, e cimentar hábitos de consumo cultural off-establishment, através de uma oferta igualmente qualitativa mas diferenciadora, potenciando o desenvolvimento e fixação de públicos”.

Assim como levantar questões e refletir sobre temas diversos. É o que pretende o espetáculo “O Senhor Moedas quer ver o Mundo”, da Companhia João Garcia Miguel – propor uma reflexão sobre a Europa partindo de uma entrevista ao ex-comissário português na União Europeia, Carlos Moedas – que será apresentado nos dias 3 e 4 de dezembro na Casa da Mákina. Interpretado por Sara Ribeiro, este espetáculo já passou por países como a Holanda, Roménia e Itália.

O Solar da Música Nova dá palco à música, e se no dia 3 Óscar Marcelino da Graça reinventa ao piano canções que ficaram para a história mas sem pôr de lado a improvisação, no dia 4 de dezembro, cabe ao contrabaixista e referência do jazz nacional Carlos Barretto encher a sala com o seu estilo inconfundível, também pelas 21h30.

No domingo, último dia do festival, a programação é dedicada aos mais novos. Na Casa do Meio Dia, no coração da cidade algarvia, haverá, pelas 15h00, uma sessão de contos, narrados pela contadora de histórias Patrícia Amaral, mais conhecida pelo petit nom Tixa. Às 17h00, Rita Rodrigues apresenta “Em busca de um neto”, que trata um tema sério (a solidão) com boas doses de humor.

O Festival Contrapeso é uma iniciativa da Mákina de Cena, estrutura artística louletana, e conta com a parceria institucional da República Portuguesa – Ministério da Cultura (Programa Garantir Cultura) e com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

 

Programa:

3 dezembro
19h: O Sr. Moedas quer ver o Mundo, da Companhia João Garcia Miguel – teatro
local: Casa da Mákina
21h30: Óscar Marcelino da Graça – concerto
local: Auditório do Solar da Música Nova

4 dezembro
19h: O Sr. Moedas quer ver o Mundo, da Companhia João Garcia Miguel – teatro
local: Casa da Mákina
21h30: Carlos Barretto – concerto
local: Auditório do Solar da Música Nova

5 dezembro
15h: Sessão de contos com Patrícia Amaral (Tixa)
local: Casa do Meio Dia
17h: Em busca de um neto, de Rita Rodrigues – teatro
local: Auditório do Solar da Música Nova

ONDE:

Casa da Mákina
Rua Gonçalves Zarco 11-13, Loulé; Sessões: 5 euros

Auditório do Solar da Música Nova
Rua Sacadura Cabral 22, Loulé; Concertos: 5 euros

Casa do Meio Dia: Rua Sá de Miranda, 23, Loulé; entrada gratuita para a sessão de contos

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.