[weglot_switcher]

Embaixador da Venezuela no Iraque reconhece Juan Guaidó como presidente legítimo

Jonathan Velasco considera que “o único poder legítimo, legal e constitucional” cabe à Assembleia Nacional” e que Juan Guaidó “está do lado certo da História, do povo e da Constituição”.
  • Juan Guaidó
3 Fevereiro 2019, 18h08

O embaixador da Venezuela no Iraque, Jonathan Velasco, reconheceu este sábado Juan Guaidó como presidente legítimo da Venezuela. Jonathan Velasco considera que “o único poder legítimo, legal e constitucional” cabe à Assembleia Nacional” e que Juan Guaidó “está do lado certo da História, do povo e da Constituição”.

O anúncio foi feito num vídeo publicado nas redes sociais. “A Assembleia Nacional é o único poder da república com ética, legitimidade e legalidade. O nosso lugar é ao lado do povo, da república, da Constituição e da Assembleia Nacional, o único poder legítimo, legal e constitucional que sobrevive na Venezuela”, refere o embaixador da Venezuela no Iraque.

“Senhor presidente Guaidó, você está no lado certo da História, o do povo e da Constituição”, sublinha Jonathan Velasco. O embaixador considera ainda que Nicolás Maduro e o seu clã de usurpadores ultrapassaram uma barreira que delimita o aceitável entre ser funcionário do Estado ou ser cúmplice de um governo usurpador, déspota, autocrático e ditatorial” e, por isso, é hora de abandonarem o cargo.

O Parlamento Europeu também reconheceu Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. Seis países europeus, incluindo Portugal, deram um prazo de oito dias (até este domingo) ao regime de Nicolás Maduro para aceitar a realização de novas eleições no país. Caso tal não venha a acontecer, estes países comprometem-se a deixar de reconhecer Nicolás Maduro como presidente da Venezuela.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.