[weglot_switcher]

Empresa de segurança procura startups para criar espaços livres de Covid-19

Os mais inovadores terão a oportunidade de assinar um contrato de quatro meses com a Prosegur, que se prepara para a entrada na “nova normalidade”. A multinacional quer ainda o apoio dos empreendedores de cibersegurança, gestão do dinheiro físico, alarmes e da privacidade de dados.
28 Abril 2020, 18h16

A empresa de segurança privada Prosegur quer o auxílio dos empreendedores para encontrar “espaços livres de Covid-19” à medida que os portugueses preparam para o regresso faseado à normalidade, o retorno às rotinas diárias e aos locais de trabalho. A multinacional lançou, assim, um desafio às startups nacionais e internacionais: procurarem uma resposta abrangente para o problema, com base numa abordagem em três dimensões – controlo de fluxo de pessoas na área de trabalho, sistemas de controlo de acesso e validação de identidade e sistemas de monitorização de saúde (ver especificidades abaixo).

A iniciativa, no âmbito do programa de inovação interno “Come In”, visa evitar o aparecimento de novos focos de infeção do novo coronavírus assim que os cidadãos voltarem, aos poucos, a abrir as lojas, a sentar-se à secretária dos escritórios, a deslocar-se nas ruas sem tantas restrições como aquelas que foram impostas no Estado de Emergência. Em comunicado, a empresa de segurança garante que necessita também da colaboração das startups nas áreas de cibersegurança, do dinheiro (soluções que possam melhorar a eficiência da gestão do numerário), dos alarmes e da privacidade de dados.

“As propostas inovadoras que ofereçam novas soluções para garantir espaços Covid Free terão a oportunidade de se apoiar nas unidades de negócios da empresa e obter visibilidade internacional. Vão receber o apoio e o compromisso de um embaixador como a Prosegur, que, com acesso a um mercado potencial de 25 países, pode ajudá-los a gerar negócio, estabelecendo, assim, um relacionamento mutuamente benéfico e duradouro”, assegurou Daniel García, diretor de Inovação.

As empresas interessadas em participar neste programa podem inscrever-se até à próxima segunda-feira, dia 4 de maio. Haverá 45 escolhidas e, depois, 15 finalistas, que apresentarão os pilotos. Os cinco vencedores irão assinar um contrato de fornecedor com a Prosegur, com a duração de quatro meses. “Perante os novos desafios que enfrentamos como empresa e como sociedade, a inovação é mais importante do que nunca. Por esse motivo, procuramos o melhor talento empresarial e tecnológico”, refere o Chief Operating Officer, Javier Cabrerizo.

  • Controlo do fluxo de pessoas – limites de capacidade, uso de elementos de proteção individual (máscaras, luvas…), controlo de filas (número de pessoas, distância de segurança, período de tempo…) e deteção de zonas de risco.
  • Controlo do acesso e sistemas de validação de identidade – Acesso automático sem contacto para trabalhadores e visitantes, com a máxima garantia de segurança e sem qualquer tipo de fraude.
  • Sistemas de monitorização de saúde – Implementação de dispositivos de monitorização de saúde que façam o controlo remoto dos sinais vitais e utilização de plataformas de comando e controlo (Command & Control), em que se propõe a incorporação de tecnologias e ferramentas para autoavaliação e comunicação com médicos e/ou serviços de emergência
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.