[weglot_switcher]

Empresa japonesa cria nave espacial para lançar voos comerciais em 2023

Projeto vai ser testado no próximo ano.
3 Junho 2018, 15h50

Uma startup japonesa anunciou que está a trabalhar num novo tipo de aeronave, que combina o sistema de propulsão de um avião a jato com o de um foguete, e que será testado no ano que vem, com o objetivo de iniciar voos comerciais em 2023.

A PD Aerospace, empresa emergente de Nagoya, no centro de Japão, obteve um financiamento de 520 milhões de ienes (cerca de quatro milhões de euros) de cinco companhias, entre as quais a All Nippon Airways (ANA), uma das maiores companhias aéreas japonesas, confirmou à Agência Efe um porta-voz da ‘start-up’.

A companhia trabalha numa aeronave espacial equipada com um motor que pode alternar entre modo de avião a jato e foguete para criar a primeira aeronave de passageiros do Japão capaz de alcançar o espaço exterior (100 quilómetros de altitude) e reentrar na atmosfera.

Em julho do ano passado, a startup já testou com sucesso o sistema de propulsão alternado, e afirma que este é o primeiro do mundo com tais caraterísticas. Agora, procura aperfeiçoar o seu projeto.

A empresa planeia realizar três testes com aeronaves não tripuladas em 2019 e realizar o seu primeiro voo comercial no final de 2023.

“A comercialização do espaço progrediu exponencialmente principalmente nos Estados Unidos”, explicou o CEO da PD Aerospace, Shuji Ogawa, em comunicado, no qual salienta que a empresa procura “ter um papel (relevante) no futuro do transporte espacial o mais brevemente possível”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.