[weglot_switcher]

Empresários do surf em Portugal procuram fontes de financiamento

No ‘workshop’, que surge como um ‘warm up’ da Surf Out Portugal, evento que decorre a 21 e 22 de setembro, a Raize vai mostrar como podem as empresas captar investimento, quais as possibilidades e desafios.
  • Rafael Marchante/Reuters
13 Setembro 2019, 10h10

Diversos especialistas da área financeira vão explicar hoje, dia 13 de setembro, às 16 horas, num ‘workshop’ a decorrer no hotel The Oitavos, em Cascais, como se podem financiar as diversas atividades económicas ligadas ao surf em Portugal, numa iniciativa promovida pela Surf Out Portugal e pela Raize.

“A moda do surf, além de continuar a atrair milhares de pessoas às praias nacionais, tem feito proliferar negócios ligados à modalidade, aumentando a bom ritmo o contributo do surf para a economia de Portugal. Para mostrar como as empresas do setor podem continuar a crescer saudavelmente e a contribuir cada vez mais para o enriquecimento do país, a Surf Out Portugal promove, hoje, 13 de setembro, um ‘workshop’ sobre financiamento, orientado pela plataforma de financiamento Raize”, destaca um comunicado da organização.

Esse documento adianta que a ‘Investing Session’ se irá dirigir “a todos os empresários da indústria do surf que queiram ver os seus negócios ganharem um novo rumo”.

No ‘workshop’, que surge como um ‘warm up’ da Surf Out Portugal, evento que decorre a 21 e 22 de setembro, a Raize vai mostrar como podem as empresas captar investimento, quais as possibilidades e desafios.

“A captação de capital sob as suas diferentes formas, seja financiamento ou capital, implica sempre algum grau de preparação quer dos empresários quer das empresas. Muitas vezes, são pequenos pormenores que acabam por fazer a diferença neste género de processos. Nesta sessão, iremos cobrir vários ângulos sobre a criação de valor e as diferentes formas de financiar este processo”, explica Afonso Eça, cofundador da Raize.

De acordo com o referido comunicado,l “a participação na ‘Investing Session’ é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia”.

“Com o ‘boom’ do surf, a modalidade tem sido vista como uma grande oportunidade para empresários e empreendedores e têm surgido mais escolas, mais marcas, mais agentes turísticos com roteiros especiais de surf e mais surfistas. Já em 2017, existiam mais de 600 empresas a trabalhar no setor do surf, de acordo com o Registo Nacional de Agentes de Animação, e em 2018 o país contava já com 301 escolas de surf reconhecidas pela Federação Portuguesa de Surf”, adianta o referido comunicado.

O mesmo documento assinala que “o aparecimento destes negócios e a realização de grandes provas de surf no país tem tipo um retorno impactante: em 2012, a Associação Nacional de Surfistas já indicava
que o setor tinha um impacto anual de 400 milhões de euros na economia”.

Por seu turno, em 2015, a Câmara Municipal de Peniche fez saber que a realização da World Surf League, a maior prova a nível mundial, levou 100 mil visitantes à região e teve um impacto direto
de 10 milhões de euros na economia.

“Para melhor capitalizar e potenciar este crescimento, a Surf Out Portugal irá promover um debate sobre a criação de um ‘cluster’ do surf, à semelhança de outros ‘clusters’ de competitividade. Um ecossistema onde os vários ‘players’ trabalhem para promover o setor num todo, fazendo com que o potencial de crescimento do setor seja ainda maior, assim como o retorno que este poderá trazer ao país”, destaca a organização do evento.

Para discutir a possibilidade de criar este ‘cluster’, o evento vai reunir nomes como Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal; Greg Healy, presidente global da Boardriders Inc. (Quiksilver); e Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit, que vem mostrar como pode o trabalho desenvolvido no setor da tecnologia ser transposto para o do surf.

A Surf Out Portugal terá lugar nos dias 21 e 22 de setembro, na FIARTIL – Feira Internacional de Artesanato do Estoril, das 12h às 22h, com uma mostra de marcas do surf e as ‘Surf Talks by Turismo de Portugal’, para debater o presente e futuro do surf.

O evento contará com a presença de grandes figuras nacionais e internacionais do surf e do mundo dos negócios, como os surfistas Garrett McNamara, Tiago Pires, Nicolau Von Rupp, entre muitos outros.

A Surf Out Portugal é um evento que junta diversos intervenientes nacionais e internacionais do setor do
surf, com o objetivo de promover Portugal como um país de referência no panorama mundial do surf e de debater o futuro do desporto.

“O conceito foi criado por dois surfistas [Salvador e Patrick Stilwell], após detetarem a necessidade de uma plataforma de diálogo entre os principais ‘players’ do surf nacional, entidades relevantes e simpatizantes da modalidade”, adianta o referido comunicado.

A segunda edição do evento realiza-se nos dias 21 e 22 de setembro, na FIARTIL, no Estoril,
e é composta por duas vertentes: mostra, com exposição dos melhores produtos e serviços do setor e a
história por detrás das marcas; e ‘Surf Talks by Turismo de Portugal’, conversas sobre a atualidade e futuro do setor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.