[weglot_switcher]

Empresas afetadas pelos incêndios com acesso aos fundos europeus

Para a semana, está previsto o lançamento de um concurso similar destinado ao restabelecimento das infraestruturas básicas municipais, que deverá ter uma dotação de 20 milhões de euros.
22 Julho 2017, 11h50

As empresas dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Sertã e Penela, afetadas pelos incêndios de 17 a 21 de junho, têm a partir de hoje acesso a fundos europeus para o restabelecimento da sua atividade, anunciou hoje um comunicado oficial do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas (MPI).

De acordo com esse documento, os concursos específicos para esse efeito, no âmbito do programa Centro 2020, disponibilizam 25 milhões de euros do FEDER e financiarão 85% a fundo perdido dos investimentos a realizar, havendo a possibilidade de realização de adiantamentos de 25% (até 500 mil euros).

“O objetivo é recuperar a estrutura produtiva pré-existente e contribuir para a manutenção dos postos de trabalho e o relançamento da atividade económica. Os investimentos contemplados incluem a aquisição de máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte; obras de construção, remodelação ou adaptação das instalações; aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o ‘software’ necessário ao seu funcionamento; serviços de consultoria necessários à implementação do projeto (estudos, diagnósticos, auditorias, planos de ‘marketing’ e projetos de arquitetura e de engenharia); e material circulante relacionado com o exercício da atividade que seja imprescindível à execução da operação”, revela o referido comunicado do ministério liderado por Pedro Marques.

Segundo as informações do MPI, serão abrangidas todas as PME dos sete concelhos que comprovem ter sofrido prejuízos decorrentes dos incêndios e está previsto que equipas do programa Centro 2020 vão continuar no terreno, junto das empresas, a fornecer informação e a acompanhar a execução deste projeto.

“Na próxima semana, será lançado um concurso similar destinado ao restabelecimento das infraestruturas básicas municipais, que deverá ter uma dotação de 20 milhões de euros”, adianta o referido comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.