Empresas aumentaram preços dos refrigerantes com introdução da taxa de açúcar

Medida foi implementada pelo Governo em fevereiro de 2017, com uma taxa inicial de 16 cêntimos mais IVA por litro em bebidas com mais de 80 gramas e oito cêntimos mais IVA por litro nas bebidas com um valor de açúcar inferior.

As empresas produtoras de bebidas açucaradas aproveitaram a taxa de açúcar imposta pelo Governo em fevereiro de 2017 para aumentarem os preços acima do valor imposto.

A informação é dada pelo estudo publicado pelo Gabinete de Estratégia e Estudo do Ministério da Economia e divulgado esta segunda-feira pelo “Jornal de Notícias”.

Esta análise dividiu as bebidas açucaradas em quatro categorias: elevado teor de açúcar (mais de 80 gramas/litro), teor médio (próximo, mas abaixo das 80 gramas/litro), baixo teor (menos 70 gramas/liro) e zero açúcar.

Nos casos das bebidas em que houve alteração da fórmula para reduzir o teor de açúcar abaixo do limite de 80 gramas/litro, o preço subiu em média 15 cêntimos, quando a taxa sobre estes refrigerantes foi de dez cêntimos mais IVA.

Quando o Governo implementou a taxa de açúcar o seu valor inicial era e 16 cêntimos mais IVA por litro em bebidas com mais de 80 gramas e oito cêntimos mais IVA por litro nas bebidas com um valor de açúcar inferior. No entanto, os escalões da taxa foram alterados, entrando em vigor este ano uma nova tabela.

Recomendadas

High Bridge reduz posição na Pharol para 4,88%

Em comunicado divulgado pela Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Luís Palha da Silva diz que “recebeu do Banco Comercial Português a notificação de participação qualificada” de 4,88%.

Airbnb anuncia intenção de entrar em bolsa em 2020

“A comunidade de anfitriões e hóspedes da Airbnb gerou mais de 100 mil milhões de dólares (90,5 mil milhões de euros) em impacto económico direto estimado em 30 países, só em 2018”, assumiu a Airbnb em comunicado.

Google apoia portuguesa Barkyn como startup em crescimento

“Durante estes dois meses vamos estar rodeados pelos maiores peritos digitais da Google, o que terá certamente um enorme impacto na afirmação da Barkyn como startup líder do espaço pet na Europa”, garantiu um dos responsáveis da Barkyn.
Comentários