[weglot_switcher]

Empresas privadas aumentaram endividamento em 1,7 mil milhões

“O aumento do endividamento do setor privado resultou, sobretudo, do incremento do endividamento das empresas privadas face ao exterior, na ordem dos 1,5 mil milhões de euros”, avança o Banco de Portugal. 
21 Novembro 2019, 11h38

O endividamento das empresas portuguesas fixou-se nos 725,8 mil milhões de euros em setembro, o que corresponde a um agravamento de 1,9 mil milhões de euros face ao mês de agosto, dá conta o Banco de Portugal esta quinta-feira, 21 de novembro. Dos 725,8 mil milhões de euros de dívida registada, 319,9 mil milhões de euros correspondem no setor público e 405,9 mil milhões de euros ao setor privado.

Este aumento de endividamento de quase 2 mil milhões de euros verificou-se devido ao acréscimo de 1,7 mil milhões de euros no setor privado e de 0,2 mil milhões de euros no setor público. “O aumento do endividamento do setor privado resultou, sobretudo, do incremento do endividamento das empresas privadas face ao exterior, na ordem dos 1,5 mil milhões de euros”, avança o Banco de Portugal.

De acordo com os dados divulgados pela entidade liderada por Carlos Costa, “a subida do endividamento do setor público traduziu-se, principalmente, no acréscimo do endividamento face ao exterior”, na ordem dos 1,1 mil milhões de euros “que foi parcialmente compensado pela diminuição do endividamento face ao setor financeiro”.

Por sua vez, a taxa de variação anual do endividamento total das empresas privadas situou-se em 1,5%, menos 0,1 pontos percentuais do que tinha sido registado no mês anterior. Assim, a taxa de variação do endividamento total dos particulares aumentou 0,2 pontos percentuais, para 0,5%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.