[weglot_switcher]

Empresas públicas de transportes gastam 570 milhões de euros para renovar frotas

Metros de Lisboa e do Porto, STCP, Carris, Transtejo/Soflusa e CP têm em curso investimentos que há muito não se viam e que vão reduzir emissões poluentes e aumentar o número de passageiros.
22 Fevereiro 2019, 09h30

As empresas públicas de transportes estão a lançar concursos públicos de renovação das suas frotas que ascendem, no presente ano, a um investimento agregado de cerca de 566,6 milhões de euros, de acordo com as informações recolhidas pelo Jornal Económico junto das tutelas, neste caso o Ministério do Ambiente (Metro de Lisboa, Metro do Porto, STCP e Transtejo/Soflusa), o antigo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas (CP) e a Câmara Municipal de Lisboa (Carris).

“Os investimentos totais na renovação de autocarros que já se encontram em curso totalizam 56,6 milhões de euros”, esclareceu fonte oficial da Carris, adiantando que a respetiva taxa média de cofinanciamento é de cerca de 30%. “A Carris iniciou o processo de aquisição e de receção de autocarros em 2018, que continua em 2019, num total de 217 autocarros novos, dos quais 180 veículos movidos com fontes de energia sustentável: 165 a gás natural e 15 autocarros 100% elétricos”, adiantou a referida fonte da Carris.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.