[weglot_switcher]

Endividamento da economia cai ligeiramente para 752,9 mil milhões de euros em abril

A descida de 0,3 mil milhões de euros do endividamento da economia face ao mês anterior resulta da diminuição de 2,4 mil milhões de euros do endividamento do setor público, parcialmente compensada pelo aumento de 2,1 mil milhões de euros do endividamento do setor privado.
  • Rafael Marchante/Reuters
23 Junho 2021, 11h16

O endividamento da economia caiu ligeiramente para 752,9 mil milhões de euros em abril face aos 753,2 mil milhões de euros registados no mês anterior. Os dados publicados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP) revelam ainda que do bolo total do endividamento do setor não financeiro no quarto mês do ano, 343,9 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 409,0 mil milhões de euros ao setor privado.

Segundo a instituição liderada por Mário Centeno, a descida de 0,3 mil milhões de euros do endividamento da economia face ao mês anterior resulta da diminuição de 2,4 mil milhões de euros do endividamento do setor público, “que foi parcialmente compensada pelo aumento de 2,1 mil milhões de euros do endividamento do setor privado”.

O regulador explica ainda que a redução do endividamento do setor público “resultou, sobretudo, dos decréscimos registados no endividamento face ao exterior (2,2 mil milhões de euros) e no endividamento junto do setor financeiro (0,3 mil milhões de euros)”.

Segundo o BdP, no setor privado, registou-se um aumento do endividamento das empresas privadas em 1,7 mil milhões de euros, reflexo sobretudo do financiamento face ao exterior, de 1,8 mil milhões de euros. Já o endividamento dos particulares aumentou 0,4 mil milhões de euros, refletindo o financiamento obtido junto do setor financeiro.

Os dados mostram ainda que a taxa de variação anual (tva) do endividamento total das empresas privadas foi de 2,8% em abril, menos 0,3 pontos percentuais (pp) do que o verificado no mês anterior. Já a tva do endividamento total dos particulares subiu 0,6 pp, para 1,9%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.