[weglot_switcher]

Energia penaliza PSI-20 a meio da sessão. Galp e EDP caem mais de 1%

No resto da Europa, as praças estão maioritariamente em alta. O índice alemão DAX sobe 0,10% apesar de as vendas a retalho na Alemanha terem ficado aquém das expectativas do mercado em abril.
2 Junho 2021, 12h32

As bolsas europeias seguem em alta ligeira a meio da sessão desta quarta-feira, com o PSI-20 a ser um dos índices que se destaca pela negativa. A bolsa de Lisboa está a cair 0,36% para 5.198,03 pontos, pressionada sobretudo pelas perdas da Galp Energia e da EDP – Energias de Portugal.

A petrolífera liderada por Andy Brown está a cair 1,63% para 10,23 euros, poucas horas depois de ter divulgado a estratégia no âmbito do Capital Markets Day, que estabelece uma redução de 20% no investimento em 20% anual até 2025, para entre 800 a mil milhões de euros.

Sobre este título o analista da XTB Henrique Tomé diz que se deve “notar que o preço tem estado a ser suportado pela linha de tendência de alta na qual tem servido como uma importante zona de suporte”. “Enquanto os compradores conseguirem manter o controlo junto desse ponto, existe a possibilidade de surgir um novo bullish momentum. Por outro lado, caso ocorra uma quebra abaixo dessa zona, então o movimento de baixa poderá prolongar-se”, conclui.

Já a energética de Miguel Stilwell d’Andrade desvaloriza 1,31% para 4,59 euros.

No resto da Europa, as praças estão maioritariamente em alta. O índice alemão DAX sobe 0,10% apesar de as vendas a retalho na Alemanha terem ficado aquém das expectativas do mercado em abril.

O britânico FTSE 100 avança 0,21%, o francês CAC 40 soma 0,30%, o holandês AEX cresce 0,15% e o italiano FTSE MIB sobe 0,23%. O Euro Stoxx 50 está a ser marcado por uma valorização de 0,20%. Por outro lado, o espanhol IBEX 35 desliza 0,09%.

“O sector tecnológico é um dos mais pressionados, depois de o índice tecnológico norte-americano ter encerrado a sessão de ontem no vermelho. No seio empresarial, a Volvo sobe mais de 3% após notas apontarem que os acionistas vão receber a totalidade dos proveitos da venda da UD Trucks”, refere Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp.

O analista destaca ainda que a Beiersdorf também segue animada, após uma reavaliação positiva por parte de uma casa de investimento”. A empresa está a disparar 3% para 99,78 euros.

“O mercado parece mais dependente da reativação dos dados macro, da melhoria dos resultados empresariais e do apoio contínuo dos bancos centrais, em vez da subida da inflação. A política monetária continuará a ser acomodatícia e isso é o importante”, completam os analistas do Bankinter, em research.

Nas matérias-primas, o valor do ‘ouro negro’ está a subir mais de 1% no rescaldo da reunião da OPEP+. O preço do WTI, produzido no Texas, sobe 1,05% para os 68,43 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 1,20% para os 71,09 dólares.

Quanto ao mercado cambial, o euro está a cair 0,35 face ao dólar, para os 1,2169 dólares, enquanto a libra esterlina recua 0,21% face à moeda dos Estados Unidos, para os 1,4117 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.