[weglot_switcher]

Engenharia portuguesa voa até Mercúrio amanhã

A Active Space Technologies, sediada em Coimbra, tem uma extensa participação neste projecto, tendo desenvolvido instrumentos e equipamentos para as duas sondas: Mercury Planetary Orbiter e Mercury Magnetospheric Orbiter.
  • AirBus
19 Outubro 2018, 13h46

A empresa portuguesa Active Space Technologies, através dos instrumentos e equipamentos por si desenhados e fabricados, integrados na missão europeia BepiColombo, vai “viajar” até ao planeta Mercúrio.

BepiColombo é o nome da primeira missão da Agência Espacial Europeia (ESA) ao planeta Mercúrio numa iniciativa conjunta com a Agência Espacial Japonesa (JAXA). A empresa nacional, sediada em Coimbra, tem uma extensa participação neste projecto, tendo desenvolvido instrumentos e equipamentos para as duas sondas.

Esta missão, que pretende alcançar uma melhor compreensão sobre o planeta mais próximo do Sol e sobre a formação do nosso sistema solar, é composta por duas sondas espaciais – a Mercury Planetary Orbiter (MPO), da responsabilidade da ESA, para mapear o planeta e a Mercury Magnetospheric Orbiter (MMO) – da responsabilidade da JAXA, para investigar a magnetosfera de Mercúrio.

O lançamento desta missão está previsto para as 2:45 da manhã deste sábado, a partir do porto espacial de Kourou na Guiana Francesa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.