[weglot_switcher]

Ensaios clínicos em humanos da vacina da Novavax contra a Covid-19 anima Wall Street

A Novavax, uma empresa especializada na produção de vacinas, está a disparar mais de 12% depois de anunciar o início de testes clínicos da vacina contra a Covid-19 em humanos. 
  • Andrew Kelly/Reuters
26 Maio 2020, 14h56

Depois de um fim-de-semana prolongado, em que a bolsa de Nova Iorque esteve encerrada à negociação por causa do feriado do Memorial Day que teve lugar na segunda-feira, os três principais índices de Wall Street iniciaram a sessão desta terça-feira em alta, impulsionados com as notícias que a Novavax poderá ter uma vacina contra a Covid-19.

O Dow Jones iniciou a sessão com ganhos de 2,37%, para 25.045,97 pontos; o S&P 500 subiu 2,08%, para 3.016,80 pontos; e o tecnológico Nasdaq avançou 1,58%, para 9.472,19 pontos.

A Novavax, uma empresa especializada na produção de vacinas, está a disparar mais 12% depois de anunciar o início de testes clínicos da vacina contra a Covid-19 em humanos.

“Administrar a nossa vacina nos primeiros participantes deste ensaio clínico é um feito relevante e aproxima-nos da necessidade de desenvolver uma vacina no combate contra a pandemia global da Covid-19”, disse Stanley C. Erck, CEO da Novavax. “Estamos ansiosos para partilhar os resultados clínicos em agosto e, se forem prometedores, poderemos dar início à segunda fase do ensaio”.

Na semana passada a biotecnológica Moderna também disparou em bolsa depois de impulsionar o mercado com a esperança de que estará também a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus.

A trazer algum entusiasmo estão ainda as declarações da administração Trump de que existem quantidades suficientes provenientes da Abbott Laboratories e Quidel Corp para suportar 200 milhões de testes por mês ao Covid-19 nos Estados Unidos.

Os Estados Unidos prosseguem com a reabertura da economia, com  atividade a recuperar à medida que mais estados ‘abrem portas’. O sentimento está a beneficiar o setor das companhias aéreas, que estão a subir cerca de 7%, apesar da queda da 40% da Latam Airlines depois de abrir processo de falência. A indústria hoteleira também está em alta, com ganhos de cerca de 9%.

A nível económico, o Índice de Atividade da Reserva Federal de Chicago caiu para -16,74  pontos em abril, desde os -4,97 registados em março.

Nas matérias-primas, o preço do petróleo está a subir. Em Londres, o barril de Brent negoceia nos 36,22 dólares, depois de valorizar 1,94%. Nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate avança 3,49%, para 34,41 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.