Os clubes da Premier League estão a enfrentar diversas negociações contratuais e batalhas jurídicas legais com os respetivos patrocinadores devido ao atraso na temporada provocada pela pandemia do coronavírus, segundo conta o “Daily Mail”, esta segunda-feira, 30 de março.
Uma série de contratos lucrativos entre as marcas e os clubes da primeira divisão do futebol inglês devem terminar no final da temporada 2019/20, que tradicionalmente termina em maio. Só que o surto da Covid-19 forçou a Premier League a suspender a competição até pelo menos 30 de abril, o que faz com que seja pouco provável que o campeonato seja concluído em apenas um mês.
Segundo o jornal inglês muitos destes acordos de patrocínio não contêm cláusulas que permitam a qualquer uma das partes prolongar ou cancelar o contrato de forma unilateral. Isto significa que os acordos negociados ou os processos judiciais podem ser a única maneira de resolver este problema, caso a temporada continue além do prazo dos contratos existentes.
Todo este cenário poderá provocar uma catástrofe comercial para as equipas. Clubes como o Liverpool, Newcastle e Watford estão perto de terminarem os seus atuais acordos de patrocínio com a New Balance, a Puma e Adidas, respetivamente.
Existem também cinco clubes da Premier League que deverão ter novos patrocinadores nas suas camisolas a partir de 2020/21, e outros cinco estão à procura de novos patrocinadores para a próxima temporada.
A situação pode causar grandes problemas em particular para o Liverpool devido ao seu novo contrato com a Nike. Isto porque, a parceria a empresa norte-americana para a época 2020/21, pode valer 83 milhões de euros por ano, (dependendo dos bónus), deverá entrar em vigor depois do acordo atual com a New Balance expirar a 31 de maio. No entanto, é improvável que a atual campanha da Premier League tenha terminado até essa data.
De recordar que o Liverpool já venceu uma disputa legal com a New Balance em outubro passado e que permitiu ao clube assinar um acordo com a Nike. Agora, os atuais campeões europeus podem ver-se envolvidos numa nova batalha jurídica para decidir quem será o seu patrocinador para a próxima temporada.
No entanto, o “Daily Mail” revela que os contratos da Nike são assinados em Amesterdão por razões fiscais e os direitos de propriedade inteletual e o logotipo da empresa são registados na capital holandesa e, portanto, sujeitos à lei do país. Contudo, na Holanda as cláusulas por motivos extra futebol não dão direito a nenhuma das partes nem ao direito de alterar ou cancelar o contrato.
O Liverpool tentará honrar o seu compromisso com a New Balance até o final da época, a fim de garantir o pagamento integral do bónus, mas não poderão garantir isso até que uma data para o regresso da competição seja anunciada.
A Nike, de acordo com o “Daily Mail”, pode aceitar que os ‘reds’ sejam patrocinados pela New Balance até junho, embora a sua postura possa mudar, caso a temporada continue além disso. Aparentemente, a Nike está preparada para que o Liverpool cumpra o seu novo contrato fazendo uma mudança rápida.
Isto pode ser ainda mais complicado se as autoridades desportivas inglesas informarem que a temporada da Premier League não será retomada no dia 30 de abril, como se esperava inicialmente. Uma nova data deverá ser anunciada na próxima semana, após uma reunião entre a Premier League e a Liga Inglesa de Futebol (EFL).
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