Erdogan diz que cooperação entre EUA e Turquia está ameaçada

As relações entre os dois aliados na NATO têm-se deteriorado nas últimas semanas devido à imposição por Washington de sanções punitivas a dois ministros turcos, e um aviso sobre possíveis medidas adicionais.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse este sábado que a cooperação entre a Turquia e os Estados Unidos está ameaçada, advertindo a Casa Branca que irá encontrar “novos aliados”, caso se mantenha o “desrespeito” norte-americano.

As relações entre os dois aliados na NATO têm-se deteriorado nas últimas semanas depois da detenção em 2016 na Turquia do pastor anglicano norte-americano Andrew Brunson e motivou a imposição por Washington de sanções punitivas a dois ministros turcos, e um aviso sobre possíveis medidas adicionais.

Na sexta-feira, Donald Trump decidiu aumentar o valor das tarifas sobre o aço e o alumínio da Turquia, acelerando a queda da moeda turca (lira), que perdeu 16% face ao dólar.

Em declarações ao jornal New York Times, Erdogan avisou Washington sobre as consequências destas medidas, que podem mesmo levar Ancara a encontrar “novos amigos e novos aliados”.

“A menos que os Estados Unidos comecem a respeitar a soberania da Turquia e provem que compreendem os perigos que a nossa nação enfrenta, a nossa parceria pode estar em perigo”, afirmou o Presidente Turco.

Face à queda da lira, Erdogan anunciou, na sexta-feira, uma “guerra económica” e chamou o povo turco para a “luta nacional”, incitando à troca de moedas estrangeiras.

Ler mais
Relacionadas

Turquia arrasta Wall Street para o ‘vermelho’. Banca e tecnologia lideram perdas

O efeito da situação na Turquia para a banca é uma das preocupações. A maior queda no setor foi, no entanto, do Citigroup, que tombou 2,4% para 70,26 dólares, penalizado pela multa de 8,6 milhões anunciada pela Fed. .

Respostas Rápidas. Crise da lira turca vai atirar a Turquia para o abismo?

A moeda da Turquia desvaloriza 18% e acumula um tombo de quase 30% em uma semana, enquanto os juros da dívida turca a 10 anos já superaram os 20%. Trump não dá tréguas e a hipótese de um resgate está em cima da mesa.

Turquia: Erdogan desdramatiza colapso da moeda turca

O presidente turco rejeitou qualquer preocupação com a lira, que está em queda há várias semanas consecutivas, depois de a economia abrandar. Um novo plano de relançamento económico será hoje divulgado.
Recomendadas

Portugal e Guiné Equatorial assinam protocolo para ensino da língua portuguesa

O Instituto Camões e a Universidade Nacional da Guiné Equatorial assinaram um protocolo que marca o início da cooperação em matéria de promoção da língua portuguesa por parte de entidades portugueses naquele país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Fundação de Donald Trump chega a acordo de dissolução com procuradoria-geral da Nova Iorque

A procuradora-geral de Nova Iorque processou Trump e seus filhos Donald Jr., Eric e Ivanka a 14 de junho, depois de uma investigação de 21 meses em que ela disse ter descoberto uma “extensa coordenação política ilegal” entre a fundação e a campanha de Trump. O processo permanece pendente.

Reino Unido freta navios e coloca 3.500 militares em alerta para eventual “Brexit” caótico

O Governo do Reino Unido vai investir cerca de 4 mil milhões de libras em preparativos, incluindo a fretagem de navios para transporte de alimentos e medicamentos. Nos próximos dias serão remetidos milhares de “e-mails” com informações sobre o processo.
Comentários