[weglot_switcher]

Ericsson escolhe Sofia Vaz Pires para liderar operação em Portugal

Gestora assume a presidência executiva da Ericsson Portugal a partir de 5 de julho. Sofia Vaz Pires vem da NOS e sucede a Luís Silva, que deixou a empresa de origem sueca em janeiro.
  • Sofia Vaz Pires, CEO da Ericsson Portugal
18 Junho 2021, 09h34

Sofia Vaz Pires é a nova presidente executiva da Ericsson Portugal, anunciou na tarde de quinta-feira a empresa de origem sueca. A gestora entra em funções a partir de 5 de julho, assumindo o cargo que era ocupado por Luís Silva até janeiro.

Em comunicado, a Ericsson Portugal refere que a nova CEO terá como objetivo “continuar o trabalho e percurso desenvolvido pela empresa em Portugal”, destacando uma experiência de cerca de 20 anos em “empresas líderes no sector da tecnologia e telecomunicações”. “De destacar a sua vasta e diversificada experiência em mercados internacionais em várias empresas, funções e geografias nomeadamente, Portugal, Espanha, Reino Unido e América Latina”, adianta a Ericsson.

A nova líder da Ericsson Portugal vem da NOS, onde integrava a direção de gestão de produto desde setembro de 2020. De acordo com a sua conta de LinkedIn, Sofia Vaz Pires era consumer offering, business unit director, estando responsável pela “gestão de toda a oferta B2C [segmento de consumo] em todas as linhas de produtos (fixas e móveis) e por definir o roadmap futuro, incluindo a expansão para novas áreas de negócio”.

Sofia Vaz Pires é licenciada em engenharia eletrotécnica e de computadores (especialização em telecomunicações) pelo Instituto Superior Técnico e tem um MBA pelo ESADE Business School, Barcelona (Espanha), bem como uma especialização em liderança pela Cornell University.

O percurso profissional da nova CEO da Ericsson Portugal iniciou-se em 2004, precisamente no fornecedor de tecnologia e serviços de comunicações sueco, após uma breve passagem pela Siemens. Em 2008, assume o cargo de head of sales & partner management na operação portuguesa da norte-americana Avaya.

Sofia Vaz Pires ruma a Londres três anos depois para ingressar na British Telecom, onde chega a assumir o cargo de vice-presidente EMEA telecom sales. Em 2017, também em Londres, integra a multinacional japonesa Ricoh Company Limited como vice-presidente global business development & EMEA internacional sales.

Regressa a Portugal em setembro do ano passado para ingressar na NOS.

Até janeiro deste ano, a Ericsson Portugal era liderada por Luís Silva, que saiu para assumir o cargo de chief commercial officer no grupo Zener. Luís Silva estava na Ericsson desde 2014, tendo assumido a liderança da operação portuguesa em 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.