[weglot_switcher]

Ericsson “totalmente” preparada para o lançamento do 5G em Portugal

Ericsson detém 76 acordos para o 5G, sendo 23 exclusivos a redes 5G comerciais já ativas. “Nenhuma destes acordos é em Portugal”, lamentou o CEO da Ericsson Portugal, num encontro com jornalistas esta quarta-feira.
27 Novembro 2019, 11h12

O presidente executivo da Ericsson Portugal, Luís Silva, afirmou esta quarta-feira que a empresa está “totalmente” preparada para o lançamento comercial do 5G” no país.

Num encontro com jornalistas, na sede da Ericsson Portugal, em Lisboa, Luís Silva explicou a importância do 5G e que, por isso, a empresa mantém uma “relação extremamente estreita” com os seus parceiros em Portugal, nomeadamente as operadoras NOS, Vodafone e Altice.

Essa relação resultou na realização de sete use cases em Portugal com o selo Ericsson, num total de nove testes de use cases realizados na Península Ibérica, desde o início de 2017.

Atualmente, a Ericsson firmou 76 acordos tecnológicos para o 5G, sendo que 23 respeitam a redes 5G comerciais (live networks) já ativas. “Nenhuma destes acordos é em Portugal”, lembrou Luís Silva.

Contudo, o atraso na implementação da nova geração de rede móvel é uma preocupação para o responsável da Ericsson Portugal. “Portugal sempre foi um país extremamente inovador e competitivo. No caso do 2G chegamos a estar dois anos à frente de outros países”, comentou.

“Portugal nunca foi visto como um país nas segundas ondas, tecnologicamente falando. Somos conhecidos como pioneiros do 3G e 4G, mas isso não está acontecer no 5G”, afirmou Luís Silva em declarações exclusivas ao JE, em agosto deste ano. Qual o principal efeito deste cenário para o país? “Vamos estar atrasados em todo o processo de digitalização do nosso país”, defendeu o gestor.

https://jornaleconomico.pt/noticias/presidente-da-ericsson-portugal-portugal-foi-pioneiro-no-3g-e-4g-mas-isso-nao-esta-a-acontecer-com-o-5g-477389

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.