[weglot_switcher]

Erro humano na origem no acidente do elétrico na Lapa

A Comissão de Inquérito concluiu que o acidente ocorreu por erro humano, não tendo o guarda-freio respeitado sinalização específica na Rua de São Domingos à Lapa, e não tendo posteriormente accionado de forma correcta os sistemas de frenagem disponíveis no elétrico.
28 Dezembro 2018, 19h25

A Carris revelou, em comunicado divulgado esta sexta-feira ,que houve erro humano na origem do acidente do elétrico, carreira 25E, que ocorreu no passado dia 14 de dezembro, no bairro da Lapa.

“A Comissão de Inquérito concluiu que o acidente ocorreu por erro humano, não tendo o guarda-freio respeitado sinalização específica na Rua de São Domingos à Lapa, e não tendo posteriormente accionado de forma correcta os sistemas de frenagem disponíveis no elétrico”, lê-se na nota.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/carris-acidentes/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”889″ slug=”carris-acidentes” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/carris-acidentes/thumbnail?version=1544822273888&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

No comunicado, a carris não revelou as consequências que este incidente poderá ter na carreira do condutor do elétrico. Mas, contactada pelo Jornal Económico, fonte oficial da empresa pública de transportes, o condutor será alvo de um processo disciplinar e que, desde o dia do acidente, que não retoma a prática profissional, até porque esteve envolvido na Comissão de Inquérito.

A Comissão de Inquérito apurou ainda que “o acidente não pode ser justificado por anomalias no veículo, tendo-se provado que os sistemas de frenagem estavam em perfeitas condições de funcionamento”.

A nota explica ainda que “o acidente não pode ser imputável às condições da linha, nem da via férrea, uma vez que todas as medições realizadas comprovam que o seu estado se encontra dentro dos limites definidos de segurança”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.