[weglot_switcher]

Escassez de chips ameaça Apple a produzir menos 10 milhões de iPhones 13

Fontes próximas sugeriram à “Bloomberg” que estavam previstas serem fabricadas até 90 milhões de unidades deste novo modelo. Notícia já fez abalar títulos da “grande maçã” em Wall Street.
13 Outubro 2021, 10h45

A escassez de chips ameaça as metas de produção para este ano do novo iPhone 13. De acordo com as estimativas da “Bloomberg”, estima-se que fiquem pelo caminho pelo menos 10 milhões de unidades destes novos telemóveis, segundo fontes próximas do processo.

As mesmas fontes detalharam que estava previsto que fossem produzidas 90 milhões de unidades deste novo iPhone, que foi anunciado no passado dia 13 de setembro, até ao final do ano mas agora já indicou a fabricantes parceiros que o total será inferior devido às dificuldades da Broadcom e da Texas Instruments em entregar componentes suficientes. A notícia fez com que os títulos da Apple derrapassem no pre-market e desvalorizassem quase 1% para 141,51 dólares.

À semelhança das dificuldades que as grandes produtoras automóveis têm vindo a sentir devido à escassez de semicondutores, também a gigante tecnológica, que é um dos maiores compradores mundiais de chips, não deverá conseguir sair ilesa da crise que tem vindo a afetar várias indústrias em todo o mundo, numa altura em que os principais fabricantes de semicondutores já advertiram que a procura irá continuar a ser superior à oferta no próximo ano e potencialmente até por mais tempo.

Em julho, a Apple previu uma desaceleração do crescimento da receita e disse que a escassez de chips, que começou a atingir sua capacidade de produzir e vender os portáteis Macs e os tablets iPads, também prejudicaria a produção do iPhone. A Texas Instruments também deu uma previsão de receitas ligeiras naquele mês, sugerindo preocupações com o fornecimento de chips para o resto do ano.

Embora a Apple alerte que a escassez poderá afetar a produção destes telemóveis, a  verdade é que a falta destes materiais já se fez sentir na capacidade de expedição dos novos modelos da Apple para os clientes. O iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max foram colocados à venda em setembro, mas as encomendas feitas no site da Apple demorarão pelo menos um mês a serem entregues.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.