[weglot_switcher]

Escola de Direito da Universidade do Minho tem 1650 alunos e faz 31 anos

Apesar da sua juventude, a Escola foi a terceira academia pública de Direito a nascer em Portugal. É presidida por Cristina Dias.
14 Dezembro 2024, 18h37

A Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM) celebra esta segunda-feira, 16 de dezembro, 31 anos, numa cerimónia no auditório nobre, no campus de Gualtar, em Braga.

A sessão, com entrada livre, começa com a entrega de prémios aos melhores alunos da Escola, seguindo-se as intervenções da presidente, Cristina Dias, e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. Pelas 16h00, realiza-se uma palestra da presidente do Instituto Universitário Europeu (EUI), Patrizia Nanz, sobre o papel das universidades na sociedade atual, inserida nas comemorações dos 50 anos da UMinho.

A Escola de Direito da Universidade do Minho foi a terceira academia pública de Direito a nascer em Portugal, após Coimbra (1290) e Lisboa (1911). Tem cerca de 1650 alunos inscritos em duas licenciaturas, onze mestrados e dois doutoramentos, apoiados por 35 docentes de carreira e dez técnicos. Tem apostado na diversificação do ensino pós-graduado, na internacionalização, no reforço da investigação e na interação com a sociedade.

O seu Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) é avaliado como “Muito Bom” pela tutela e tem grupos científicos nas áreas de Direito da UE, Direitos Humanos, Estado, Empresa, Tecnologia, Globalização, Democracia e Poder, Justiça Criminal e Criminologia e Laboratório de Justiça, além de uma Escola de Investigadores.

A Escola de Direito sedia ainda entidades como o Centro de Estudos Jurídicos do Minho (edita algumas das principais revistas jurídicas do país) e desenvolve projetos com parceiros de todo o mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.