Escolas públicas no topo do ‘ranking do sucesso’

Novo indicador do Ministério da Educação permite saber quais são as escolas onde a maioria dos alunos não chumba e tem positiva nos exames.

Jose Manuel Ribeiro/Reuters

O Ministério da Educação (ME) definiu uma nova forma de avaliar as escolas, onde as que se distinguem pela positiva são aquelas que conseguem que os alunos façam o seu percurso sem chumbos e passem nos exames nacionais. O ME chama-lhes “percursos directos de sucesso”, num novo indicador que, no ano passado, calculou para o ensino básico e que em 2016 alargou para o secundário.

De acordo com este indicador, em vez de uma tabela com os primeiros lugares preenchidos por colégios privados, surge uma outra em que entre as 50 escolas que, no secundário, mais se destacam por promoverem o sucesso dos seus alunos, 22 são públicas.

A secundária de Vila Cova, localizada numa zona rural de Barcelos, ocupa o primeiro lugar nesta forma “alternativa” de ordenar as escolas que não passa pelas médias obtidas nos exames. O quarto lugar é ocupado pela EBS de Arga e Lima em Viana do Castelo.

Os segundo e terceiro lugares são ocupados por instituições privadas: Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto e Colégio da Rainha Santa Isabel em Coimbra.

Com este novo indicador, é possível conhecer a percentagem de alunos em cada escola que, no 3.º ciclo, não chumbou nem no 7.º ano, nem no 8.º ano e que, em simultâneo, tiveram positiva nos exames do 9.º ano realizados no ano lectivo passado (2015/2016). No secundário, avalia-se a percentagem de alunos que, cumulativamente, não reprovou no 10.º e no 11.º ano e que teve positiva nos exames do 12.º ano feitos em 2015/2016.

Observando a percentagem de percursos directos de sucesso em cada escola, só 58 escolas secundárias (em 543 para as quais há dados) conseguiram que 50% ou mais dos seus alunos chegassem ao 12.º cumprindo dois requisitos: nunca ter chumbado no 10.º e 11.º e passar nos dois exames principais dos seus cursos.

Relacionadas

Primeiros 33 lugares do ranking das escolas secundárias são ocupados por estabelecimentos privados

A melhor classificação em exame foi novamente obtida pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário. Entre as escolas públicas, o melhor desempenho foi alcançado pela Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre.
Recomendadas

Black Friday. Televisões e smartphones são os produtos mais adquiridos pelos portugueses

Nas primeiras doze horas da Black Friday as regiões de Lisboa e Porto são as que estão a registar uma maior corrida às compras pelos consumidores seguidas por Setúbal, Aveiro, Braga e Coimbra.

Parlamento aprova fim de cortes nas pensões antecipadas para pessoas com incapacidade acima de 80%

O parlamento aprovou esta sexta-feira o fim do corte do fator de sustentabilidade e da penalização por antecipação da idade da reforma para as pessoas com deficiência ou grau de deficiência igual ou superior a 80%.

Trabalhadores da Transtejo marcam nova greve parcial entre 20 e 23 de dezembro

Em comunicado hoje divulgado, a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) revelou que os trabalhadores da transportadora fluvial, reunidos na quarta-feira, decidiram pedir reuniões tanto à administração da empresa como ao Ministério do Ambiente, que tutela os transportes urbanos, além de uma nova paralisação parcial.
Comentários