[weglot_switcher]

“Escondeu factos sobre o acordo. Assumirá a responsabilidade?”. May acusada no Parlamento britânico

“A primeira-ministra tem estado a enganar esta Câmara, inadvertidamente ou não”, concluiu o deputado escocês Ian Blackford em Parlamento.
5 Dezembro 2018, 16h26

O Partido Nacional Escocês (SNP na sigla original) acusou, esta quarta feira, a primeira-ministra britânica de ter “escondido os factos” sobre o Brexit ao tentar evitar a publicação na íntegra do parecer jurídico do procurador-geral sobre o acordo proposto para a saída da União Europeia (UE), noticiou a ”Sky News”.

“A primeira-ministra escondeu os factos sobre o seu acordo do Brexit aos deputados. Assumirá a responsabilidade por isso?”, questionou o deputado escocês Ian Blackford no Parlamento. ”Foi-nos prometida estabilidade política, e ao invés disso temos um Governo em crise”, rematou.

A acusação foi feita durante um debate semanal na Câmara dos Comuns, logo depois de ter sido publicado o documento em causa. Tal só aconteceu depois de o Parlamento ter votado uma moção inédita em que o Governo foi acusado de “desrespeito” perante a Câmara, algo que nunca tinha antes acontecido na História do Reino Unido.

“A primeira-ministra tem estado a enganar esta Câmara, inadvertidamente ou não”, concluiu o deputado. O comentário levou inclusivamente o presidente da Câmara, John Bercow, a pedir-lhe para clarificar se estava a acusar o Executivo de enganar deliberadamente o Parlamento, o que consistiria numa acusação grave. “Usei a palavra ‘inadvertidamente’ e repito-a. Talvez seja o caso”, respondeu Blackford.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.