[weglot_switcher]

Espanha ainda não entrou uma fase de desaceleração da pandemia, alerta ministro da Saúde

Depois do país ter registado um novo abrandamento no número de vítimas mortais desde 24 de março, Salvador Illa alertou que Espanha ainda está a atravessar uma fase importante da pandemia.
  • Madrid, Espanha
10 Abril 2020, 15h33

O ministro da Saúde espanhol avisou, esta sexta-feira, que o país ainda não entrou numa fase de decréscimo face ao surto do novo coronavírus. O comentário chega numa altura em que o governo de Pedro Sánchez se prepara para levantar as medidas de restrição no final deste mês.

https://jornaleconomico.pt/noticias/espanhois-deverao-regressar-a-vida-normal-a-partir-de-26-de-abril-informa-ministra-das-financas-573211

“A Espanha continua num estado confinamento”, afirmou Salvador Illa durante uma conferência de imprensa, esta manhã, após uma reunião com o governo. “Ainda não estamos numa fase de descalcificação, Espanha ainda não está numa fase de descalcificação”, sublinhou.

Esta manhã, os novos dados divulgados pelo Ministério da Saúde deram conta de um novo abrandamento no número de vítimas mortais desde dia 24 de março.

De acordo com a imprensa espanhola, um número reduzido de trabalhadores classificados de “não essenciais”, de alguns setores, como a construção, terão a permissão para voltar ao trabalho na segunda-feira depois de estarem duas semanas em casa. Comboios e outros transportes públicos vão lentamente retomar as suas operações habituais, mas o ministro da Saúde pediu a todos que, se pudessem, para continuar a trabalhar em casa.

Para aqueles que regressarem ao trabalho já esta segunda-feira, Illa pede que sigam as medidas “estritas” de distanciamento social. “É muito importante manter um distância social de no mínimo um metro, de preferência dois metros, durante o trajeto para o trabalho”, esclareceu, acrescentando que as mesmas medidas precisam ser garantidas nos locais de trabalho e em qualquer “negócio aberto ao público.”

Illa continuou por dizer que Espanha conseguiu “desacelerar a pandemia”, reduzindo a taxa de infecção e o aumento no número de mortes devido ao Covid-19.

“Os dados mostram que estamos a atingir os nossos objetivos, mas continuamos numa fase muito importante da pandemia”, finalizou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.