[weglot_switcher]

Espanha impõe limite de ajuntamento a 10 pessoas nas vésperas de Natal e fim de ano e recolher obrigatório à 1h30

No entanto, o Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde (CISNS) aprovou um plano que permite deslocações entre as comunidades autónomas entre 23 de dezembro e 6 de janeiro, desde que seja para estar com “familiares ou amigos próximos”.
  • Pedro Sanchéz, líder do PSOE e primeiro-ministro de Espanha
3 Dezembro 2020, 11h26

Depois de nas últimas 24 horas ter registado 273 mortes e 9.331 casos por Covid-19, o governo espanhol decidiu encerrar o perímetro de todas as comunidades autónomas, bem como a limitação de ajuntamentos a 10 pessoas e o recolher obrigatório às 1h30 nas vésperas de Natal e fim de ano, informa o jornal “El País” esta quinta-feira, 3 de dezembro.

Esta decisão foi anunciada pelo ministro da Saúde, Salvador Illa, após o Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde (CISNS), que, no entanto, aprovou na quarta-feira um plano que permite deslocações entre as comunidades autónomas entre 23 de dezembro e 6 de janeiro, desde que seja para estar com “familiares ou amigos próximos”.

A maioria das comunidades aprovou este plano, com exceção da Catalunha e Madrid, que, através de um porta-voz, referiu que “não se sente vinculada ao acordo” e votou contra.

Por sua vez, a Catalunha salientou que embora tenha anunciado medidas semelhantes às acordadas no CISNS também não se sente vinculada ao acordo, já que estas decisões são da responsabilidade do seu próprio plano de Natal.

Os epidemiologistas consultados pelo “El País” admitem um novo aumento de casos por coronavírus depois o Natal, após uma queda contínua nos últimos dias. Na quarta-feira a incidência era de 251 casos por cada 100 mil habitantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.