[weglot_switcher]

Espanha já tem 51 novos surtos e regista aumento de infeções por Covid-19

O Ministério da Saúde espanhol informa que existem 51 surtos de coronavírus ativos em Espanha, dos quais 11 são de “interesse especial”. Apesar de ter registado esta terça-feira mais 99 casos confirmados, as autoridades de saúde espanholas ressalvam que “os números não são preocupantes”
  • Espanha
1 Julho 2020, 13h17

Espanha registou mais 2.098 casos confirmados por Covid, nos últimos quinze dias. De acordo com os dados do Ministério da Saúde espanhol, citados pelo “El País”, só nos últimos sete dias, foram diagnosticados no país 1.978 casos de infeção pelo novo coronavírus, um aumento de 8,8 por cento em relação à semana anterior. Esta terça-feira, 30 de junho, as autoridades detetaram mais 99 contágios.

Esse aumento acontece numa altura em que o país se encontra em fase de desconfinamento. A estabilização dos casos confirmados levou o Governo a apresentar um plano em fases para a saída do confinamento a 29 de abril, plano que começou a ser aplicado em Espanha a 11 de maio.

No domingo, 21 de junho, o executivo espanhol deixou cair o Estado de Emergência e, com ele, as medidas estabelecidas para que os governos regionais voltem a administrar seus territórios. Apesar disso, ainda existem 51 surtos de coronavírus ativos em Espanha, dos quais 11 são de “interesse especial”, de acordo com o jornal espanhol.

Existem surtos em praticamente todas as comunidades espanholas, segundo o El Pais. Apenas as Astúrias, que se declararam a primeira comunidade livre do novo coronavírus, não registam qualquer caso há 15 dias.

Os últimos focos de infeção detetados pelas autoridades de saúde espanholas localizam-se nos municípios de Tarazona de la Mancha, onde quatro pessoas da mesma família foram isoladas, e no município de Castellón de la Plana, onde 16 membros de uma família se reuniram para celebrar o São João, encontrando-se agora em quarentena.

Madrid continua a ser a região mais afetada, com mais de 71.900 casos diagnosticados e 8.400 mortes, seguida pela Catalunha com 61.500 confirmadas e 5.700 mortes. À excepção da capital e La Rioja, todas as regiões autónomas estão abaixo dos mil casos para cada 100 mil  habitantes.

“Efetivamente, este aumento de casos deve-se aos surtos”, declarou uma porta-voz do Ministério espanhol da Saúde, citada pelo “El Pais”. “Em valores absolutos, os números não são preocupantes, mas digamos que temos de estar cientes destas situações. É necessário estudar esta tendência”.

Desde que surgiu pela primeira vez em Espanha, o novo coronavírus já infetou mais de 278.188 pessoas, das quais 150 mil recuperaram da doença. Há, até ao momento, um total de 28 mil vítimas mortais nesse país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.