[weglot_switcher]

Espanha prepara apoio extraordinário a quem já esgotou subsídio de desemprego

O Governo e os parceiros sociais espanhóis negociam um subsídio especial de 430 euros para quem esgote os apoios a que tem direito, bem como uma nova fórmula de cálculo para trabalhadores em layoff de trabalhos part-time
10 Agosto 2020, 11h58

O Ministério do Trabalho espanhol, juntamente com os sindicatos e os empresários, está a preparar um subsídio extraordinário destinado aos desempregados que esgotem os apoios a que têm direito entre 14 de março e 30 de setembro, noticia o El País.

O acordo em discussão prevê uma ajuda de 430 euros mensais durante um trimestre, medida que abrangeria cerca de 550 mil desempregados e custaria, no total, 710 milhões de euros. A segunda parte do pacto consiste numa melhoria na fórmula de cálculo da prestação a pagar aos trabalhadores em layoff, medida que impactaria 150 mil beneficiários.

A questão sobre os benefícios de desemprego durante a pandemia e havia sido já levantada em reuniões passadas de concertação social. Vários sindicatos lembraram que, por um lado, os apoios estatais a trabalhadores em layoff não estão ligados aos descontos que estes acumularam durante os anos de serviço e, por outro, os trabalhadores em layoff de esquemas laborais de part-time tinham um apoio calculado com base em valores pouco condizentes com o seu rendimento real.

O entendimento terá ainda de sofrer alguns ajustes e afinamentos antes de ser submetido ao crivo do Ministério das Finanças espanhol, a entidade responsável pela sua derradeira aprovação. No entanto, os vários parceiros sociais mostram-se confiantes num entendimento, até porque sindicatos e patrões dizem-se em sintonia no pedido de apoio extraordinário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.