[weglot_switcher]

Espanha prestes a superar Grécia como destino mais comum das rotas de migração

Número de migrantes que chegaram a Espanha este ano, atravessando o mar Mediterrâneo, triplicou em comparação com 2016. Conflito armado na Líbia desvia rota de migração para Marrocos que está mais próximo da costa espanhola.
12 Agosto 2017, 18h55

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Espanha está prestes a superar a Grécia como destino mais comum para os migrantes que atravessam o mar Mediterrâneo, rumo à Europa. Até ao presente mês de agosto, o número de migrantes que chegaram a Espanha (cerca de 12 mil) já triplicou em comparação com o mesmo período de tempo em 2016.

O porta-voz da OIM, Joel Millman, citado pelo jornal “Financial Times”, indica que muitos migrantes africanos estão a optar por uma rota mais segura, entre Marrocos e Espanha, em vez da mais tradicional rota entre a Líbia e Itália. Aos riscos que correm no mar Mediterrâneo, em embarcações frágeis e sobrelotadas, acrescem os conflitos armados na Líbia, daí a opção por Marrocos, mais próximo da costa espanhola.

Numa altura em que a costa do Sul de Espanha está repleta de turistas e veraneantes, a chegada de embarcações com migrantes oriundos de África tem sido mais notada, gerando até vídeos que captam o contraste entre o lazer de banhistas e o desespero de migrantes em fuga. Como aconteceu há escassos dias, na Playa de los Alemanes, na provícia de Cádis (veja aqui).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.